26/08/2025  13h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
25/08/2010 - 07h03
Os investidores estrangeiros e você
Robson Queiroz
 

Na última década, o mercado de capitais brasileiro passou por significativas modificações estruturais. As alterações na legislação e nas normas que regulam o setor proporcionaram maior transparência e melhor governança. Conquistamos o investment grade e, mesmo com as grandes crises financeiras mundiais, permanecemos entre os países de maior interesse do investidor estrangeiro.

É comum vermos notícias na imprensa sobre a presença desses investidores na Bolsa de Valores de São Paulo e o poder que eles têm. Mas o que esta presença representa para os negócios locais e para o investidor brasileiro?

É importante ressaltar que esses investidores são as instituições financeiras e os fundos de pensão que diversificam suas aplicações no Brasil. Os volumes financeiros que estas instituições movimentam são significativos, o que provoca oscilações bruscas no índice. Ao entrar ou sair do mercado local, esses valores influenciam diretamente no comportamento do índice da bolsa nacional.

Assim, podemos afirmar até mesmo que as expectativas desses investidores definem os rumos do mercado. Eles podem sim influenciar a bolsa tanto para o lado negativo quanto para o positivo. Geralmente, eles entram juntos em um determinado mercado, mas também saem juntos em momentos de incertezas. Daí a importância de o investidor brasileiro saber interpretar estas movimentações para tomar decisões na hora de investir.

Nos últimos meses, diante da grande turbulência internacional, a participação deste investidor também se mostrou bastante instável. A última crise da Grécia e da Europa foram motivadores de grande evasão de recursos, que tendem a migrar para ativos de menor exposição. Até o mês julho, o saldo no ano estava negativo. Em julho, após três meses em queda, o saldo voltou a ficar positivo e fechou em R$ 3,5 bilhões, melhorando o saldo anual, que agora está positivo de R$ 569,507 milhões.

No curto prazo, podemos esperar que o investidor continue um pouco indeciso em relação ao Brasil, com movimentações oscilantes. Se por um lado o crescimento nacional é inquestionável, por outro, temos pela frente eleições presidenciais que sempre deixam os estrangeiros apreensivos. Se confirmada a atual disputa entre a ex-ministra Dilma Rousseff e o ex-governador José Serra para um possível segundo turno, o nervosismo deve diminuir. Isso porque há a expectativa de ambos os candidatos manterem a política econômica adotada no País.

Além disso, a BM&FBovespa, a maior bolsa da América Latina mesmo antes da desmutualização, vem fazendo sua parte, firmando parcerias com outras bolsas (CME) e investindo em tecnologia de ponta. Hoje, é possível investir na bolsa brasileira de qualquer lugar do mundo on-line e, por meio de vários eventos, a bolsa paulista vem mostrando a transparência, o potencial de nossas empresas e as perspectivas favoráveis em aplicar em um país em franca expansão. Por ser a maior bolsa da América do Sul, já se estuda a possibilidade de se tornar uma bolsa centralizadora dos negócios da região, tornando-se assim um dos mais importantes pólos desse segmento.

Se não tivermos nenhuma nova surpresa no exterior, como as crises que presenciamos nos últimos meses, a expectativa é que o volume de capital externo destinado ao Brasil mantenha uma tendência crescente. Por isso, precisamos nos acostumar cada vez mais com a sua presença e os efeitos que as suas decisões de investimentos causam no mercado interno.


Nota do Editor: Robson Queiroz é diretor Comercial da SLW Corretora.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.