26/08/2025  09h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
03/09/2010 - 17h05
Quer ser sócio?
Peter Weiss
 

A BM&FBovespa anunciou recentemente uma ampla campanha para popularizar os investimentos em ações. O principal objetivo é educacional, ou seja, desmistificar e ensinar como funciona o mercado acionário para atrair o investidor. Com o slogan “Quer ser sócio?”, a BM&FBovespa visa exatamente explicar como funciona o mercado e como todas as pessoas podem ter acesso a ele de uma forma simples e segura. Para existir, o mercado de ações precisa de dois agentes principais: as empresas, que abrem o seu capital e negociam suas ações com as pessoas interessadas; e as corretoras de valores, que são as intermediárias responsáveis por trazer o mercado de capitais para perto dos investidores.

Sobre o primeiro agente, que são as próprias empresas, podemos afirmar que o slogan escolhido explica de forma simples o que significa comprar uma ação. As empresas vendem uma parcela do capital para as pessoas interessadas. Ou seja, o investidor torna-se sócio da empresa e, além de poder ganhar com a valorização do papel, tem direito a parte dos lucros, distribuída em forma de dividendos e/ou juros sobre o capital investido.

Já sobre o segundo ponto, cabe a nós, representantes das corretoras, explicarmos um pouco mais sobre a nossa função neste mercado. As corretoras possuem um papel primordial e são o ponto de partida para se ter acesso ao mercado de ações, que, para funcionar, precisa de empresas de capital aberto, de investidores dispostos a se tornarem sócios destas empresas e um intermediário para conduzir esta operação.

Assim, escolher uma corretora é o primeiro passo para investir em ações. Não há como comprar ou vender ativos sem um intermediário financeiro. Hoje, existem aproximadamente 85 corretoras no Brasil, divididas entre corretoras independentes e as atreladas aos bancos.

Entre as principais características das corretoras independentes, podemos destacar a ausência de conflitos ou interesses com outras instituições. Como são focadas e especialistas em compra e venda de ações, as corretoras independentes, como nós na SLW, priorizamos o atendimento diferenciado e serviços específicos para os nossos clientes. Tanto as independentes como as atreladas aos bancos são fiscalizadas pelos órgãos competentes e oferecem total segurança para os investidores.

Assim como acontece no processo de escolha de um banco para a abertura de uma conta corrente, para escolher uma corretora de valores, o investidor precisa conhecê-la, ter confiança e avaliar todos os serviços que serão oferecidos. Oferecer informação de qualidade e orientação também entra nos requisitos mais importantes para os investidores.

Em linha com a campanha da BM&FBovespa, contar com uma equipe de análise experiente e estruturada também é um fator muito importante, pois é dela que sairão as análises sobre as empresas de capital aberto, cujas ações poderão ser adquiridas a qualquer momento bem como nossa equipe educacional, SLW Educação, que está à disposição dos interessados, com cursos e palestras sobre o mercado.

Para que consigamos elevar o número de investidores de 550 mil para 5 milhões, como busca a BM&FBovespa, é preciso um empenho e a participação de todos os agentes envolvidos. Precisamos desmistificar o mercado acionário e mostrar o quanto é simples e seguro se tornar sócio de uma empresa. Nós, da SLW, apoiamos e queremos contribuir com todo este processo.


Nota do Editor: Peter Weiss é sócio diretor da SLW Corretora.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.