26/08/2025  07h29
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
14/10/2010 - 11h19
Em busca da moradia segura
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

Quem fugiu do grande centro em busca de segurança e tranqüilidade, pode ter se frustrado e perdido tempo e dinheiro. As antes pacatas comunidades interioranas, onde se podia dormir de janela aberta e deixar a chave no contato dos veículos, hoje não existem mais. O mundo globalizado e a política carcerária equivocada, que espalhou pelo interior os detentos das regiões metropolitanas, levaram a insegurança a toda parte. Provas disso são os moradores do condomínio Haras Pindorama I, de Cabreúva (SP), que foi invadido por um bando de 20 encapuzados, na madrugada do feriado. Foi uma verdadeira operação de guerra para subjugar dois indefesos porteiros e duas famílias que tiveram seus pertences e veículos levados pela quadrilha. Foram roubadas até as gravações do sistema de segurança.

Cabreúva é apenas um exemplo. Muitos edifícios, condomínios e imóveis, tanto da capital quanto do interior, são roubados diariamente por quadrilhas que utilizam os mais diferentes artifícios para atingir o seu propósito criminoso. Isso exige investimento e conscientização de investidores, administradores, moradores e de funcionários encarregados da segurança. Qualquer desses segmentos que falhar, estará aberta a brecha que os criminosos necessitam para agir.

Tudo deve começar pelo planejamento. Os conjuntos de residências – horizontais ou verticais – devem possuir um sistema que impeça a entrada de pessoas por locais diferentes da portaria. Muros, cercas elétricas e monitoramento eficiente e remota (na polícia ou na empresa de segurança), ajudam nesta tarefa. A portaria deve possuir cabines blindadas e ser operada por pessoal treinado e atento para tudo o que fugir à rotina e puder colocar em risco a segurança do conjunto. E os moradores, bem como suas visitas, precisam estar conscientizados de que precisam seguir normas de segurança para evitar as possíveis invasões que levam a roubos, agressões e até à morte das vítimas.

O condomínio tem de ser um organismo harmônico. Condomínios conscientes dos investimentos que têm de fazer, operadores selecionados e treinados periodicamente, equipamentos de última geração e moradores participativos da tarefa comunitária de proteção ao grupo. Isso reduz a possibilidade de imprevistos, mas também deve incluir cuidados dos moradores e funcionários no trajeto, evitar a ostentação e, principalmente, não guardar em casa jóias, dinheiro e objetos de elevado valor.

A vida tem se tornado cada dia mais difícil nas cidades brasileiras. Além das cautelas que cada cidadão precisa adotar para não se tornar vítima, ainda há uma grande dívida social do governo para com a comunidade. Os governos e sociedade têm o dever de promover, com a maior brevidade, a inclusão social de jovens e adultos que hoje não encontram formas honestas e regulares de sobrevivência e têm no crime e na contravenção sua única fonte possível de renda. É preciso agir rápido para socorrer os desvalidos e ser enérgico para combater os esquemas criminosos. Responsabilidade social e fim da impunidade, principalmente para os crimes do colarinho branco...


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.