26/08/2025  05h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
16/11/2010 - 09h05
Alimentação: uma aliada do sorriso perfeito
 
 
Leite, chá verde, goiaba, maçã e cenoura são alguns dos alimentos que podem proteger os dentes e deixar o sorriso ainda mais bonito e saudável

A busca por um belo sorriso tem estado cada vez mais em voga. A preocupação com a higienização e a procura pelos modernos tratamentos estéticos tem aumentado. Mas o que muitos não sabem é que os alimentos podem ser grandes aliados no alcance do sorriso bonito. Alguns deles não servem só para “sujar” os dentes, mas como proteção para possíveis vilões, como a ação de bactérias fermentadoras que prejudicam o esmalte dentário. É o que garante a dentista Andréa Giestas, que atua com Odontologia Estética e Reabilitação Oral.

A ingestão de uma dieta equilibrada é essencial para que o corpo possa assimilar os nutrientes para uma boa saúde. A cada dia as células musculares, ósseas e do sangue se renovam e para isso precisam das substâncias nutrientes que são ingeridas. Se a dieta não for equilibrada, os dentes e gengiva ficam mais vulneráveis e sujeitos a infecções.

A boa alimentação já inicia desde a infância, com uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor, importantes para a formação e mineralização dos dentes. O consumo de balas e doces deve ser controlado e feito de preferência durante as refeições.

Um alimento quase sempre presente no café da manhã, o leite, é um grande amigo do dente. Por ser rico em cálcio, é como se ele banhasse os dentes, participando do processo de remineralização do esmalte. O consumo de queijos, iogurtes e outros derivados do leite também é útil, pois o cálcio é a peça-chave para reconstituir a camada que reveste o dente quando consumimos açúcar. Ele atua no processo de desmineralização e remineralização que ocorre fisiologicamente na boca.

Alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, a goiaba, a laranja e o brócolis diminuem o risco de problemas na gengiva, pois a vitamina C participa da formação do colágeno, necessário para manter os dentes firmes. Na falta dessa vitamina, o colágeno não pode ser produzido e os primeiros sinais são vasos sanguíneos frágeis e dentes soltos. Outro exemplo são os chás verdes. Estudo publicado recentemente no Journal of Periodontology mostrou que eles promovem a saúde dos dentes e gengiva. De acordo com os pesquisadores, para cada copo de chá verde ingerido ao dia, houve um decréscimo maior de doenças periodontais, provavelmente em decorrência das catequinas, antioxidantes naturais que reduzem a inflamação no corpo.

Alguns famosos já estão fazendo uso dessas descobertas. É o caso da atriz internacional Catherine Zeta-Jones, que afirmou em uma entrevista que costuma comer uma maçã após uma refeição do dia. Segundo ela, esse ritual deixa os dentes mais bonitos e polidos. E a afirmação tem lógica, de acordo com a dentista. “Alimentos como maçã e cenoura ajudam a limpar os dentes, pois são fibrosos. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente. Durante a mastigação, os alimentos ricos em fibras e de consistência endurecida removem resíduos e placas em formação, por deslizarem entre os dentes, fazendo uma autolimpeza bucal”.

Além disso, segundo pesquisadores da University of Illinos, as fibras solúveis achadas em aveia, maçã, nozes e vários cereais matinais podem melhorar o sistema imunológico. Por outro lado, Andréa explica que o consumo exagerado de alguns alimentos como refrigerantes podem causar sérios danos. “Devido à alta concentração de açúcar e ácidos, são causadores em potencial de erosão e cárie”, finaliza.

Alguns elementos aliados do sorriso perfeito:

Flúor: O flúor auxilia na prevenção de cáries e é capaz de inibir a formação de ácidos agressores do esmalte dentário, originados pelas bactérias. Algumas fontes: peixes e água potável, a mais importante fonte natural desse mineral.

Cálcio: O cálcio é indispensável para a formação e manutenção dos dentes, exercendo um papel determinante na estrutura dental. Algumas fontes: leite, iogurtes, gergelim e amêndoas.

Vitamina D: A vitamina D é responsável por captar cálcio no momento da absorção de nutrientes no intestino, por isso, se o corpo tiver uma boa reserva dessa vitamina, o cálcio também será bem aproveitado. Algumas fontes: óleo de fígado, manteiga e gema do ovo.

Vitamina C: A vitamina C participa da formação do colágeno, que faz parte da estrutura da gengiva. É um ingrediente de primeira para assegurar a integridade da estrutura que serve de suporte aos dentes. Algumas fontes: laranja, goiaba, acerola e tangerina.

Fibras: Por serem mais difíceis de engolir, elas exigem trabalho redobrado dos dentes, o que contribui para a higiene bucal. Algumas fontes: barras de cereal e maçã.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.