26/08/2025  02h23
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
06/12/2010 - 07h18
Baixinho nervoso
Jorge Pereira
 

Outro dia estava no trânsito quando me deparei com um carro. Dentro dele tinha um ser descontrolado, com dentes a mostra e ares de “poucos amigos”, o tempo todo à procura de um inimigo, ou alguém que se atrevesse a encará-lo.

A descrição acima faz você imaginar um Rotweiler ou Dobermann. Na verdade estou falando de um pequeno e mal humorado Pinscher. O pequeno estava nervoso enquanto era provocado por um motoqueiro. Sua tutora sorria, atitude que pode trazer graves consequências na vida desse pequeno guardião.

Estresse, úlceras, auto mutilação são alguns dos problemas que podem surgir graças ao excesso de agressividade de um cão. Esse comportamento, que a princípio nos parece engraçadinho, pode trazer muitos problemas a um tutor que não impõe limites ao seu cão. Muitas vezes, esses pequenos gladiadores podem enfrentar um cão bem maior que eles, atitude impensada que pode ser fatal.

Outra dica importante é com relação às crianças. Um cão agressivo pode ser um risco para uma criança desavisada, uma vez que elas tendem a pegar o cãozinho como se ele fosse um brinquedo, motivo pelo qual o número de casos de mordida na altura da face é grande.

O resultado da aprovação do tutor, quando os cães se mostram agressivos, já é conhecido. Os animais que eram tão engraçadinhos quando protegiam papai ou mamãe do perigo e, na maioria das vezes, eram estimulados a essa atitude, agora são um tormento e podem, de fato, agredir alguém.

É importante inibir esse tipo de comportamento, justamente por ser um perigo tanto para o animal quanto às pessoas que convivem com ele. Evite agradar seu cão no momento em que ele esboçar algum sinal de agressividade sem motivo. Nunca se esqueça de que devemos socializar seu cachorrinho para que ele não se torne um agressor no futuro. Afinal, é melhor ter um cãozinho educado ou um animal que todos temem?

Caso o comportamento do seu cão esteja causando preocupação, com relação à agressividade, procure auxílio de um profissional. Lembre-se: quanto mais cedo for a intervenção no caso, mais rápida será a solução.

Os cães reagem ao que traz felicidade e alegria ao seu dono, por isso da sua responsabilidade em mostrar ao seu amigão o que é certo ou errado.

Tenha momentos maravilhosos em companhia do seu peludo!


Nota do Editor: Jorge Pereira é cinotécnico e etólogo, especializado em comportamento canino.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.