25/08/2025  21h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
05/02/2011 - 07h12
Cemitérios de Ubatuba estão superlotados
Allan Ricardo
 
 
Allan Ricardo 
  Construção tumular do Ipiranguinha foi construída em 1997 por indicação de Mauro Barros.

Sensibilizado pela dificuldade enfrentada por diversas famílias que o procuraram em seu gabinete, o vereador Mauro Barros (PSC) apresentou na Sessão de Câmara desta terça-feira, dia 01 de fevereiro, indicações solicitando nova construção tumular dotada de gavetas no cemitério Bela Vista no Ipiranguinha. A construção tumular existente hoje naquele local possui setenta e quatro gavetas e foi construída em 1997, atendendo a uma solicitação do vereador Mauro Barros. Lucio Flávio da Silva, responsável pelo Serviço Funerário Municipal disse, durante a visita do vereador Maurão ao local, que existe uma área reservada para a nova construção tumular, que poderá ser dotada de até 120 gavetas adequadas às normas previstas pela Vigilância Sanitária. Mauro Barros indicou ainda a desapropriação de área ao lado do Cemitério Santa Cruz, no Centro, para a construção de dois velórios municipais, além das novas dependências do IML. O novo espaço deverá contar também com construção tumular dotada de gavetas. Para a Região Sul de Ubatuba, Mauro Barros indicou a desapropriação de área para a construção de um novo cemitério, dotado de infraestrutura adequada para atender a população da região. O cemitério existente foi construído há mais de 50 anos e fica no bairro da Maranduba na estrada de acesso à praia da Caçandoca.

Segundo Lucio Flávio, pela média de óbitos registrados nos últimos anos no município, o Cemitério Bela Vista no Ipiranguinha pode atingir sua lotação dentro de um período de seis a oito meses. O Problema não é diferente no enfrentado nos cemitérios do Centro e da Maranduba.

As novas instalações devem atender as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente, na resolução CONAMA 335/2003, já que os cemitérios são considerados área de impacto ambiental.

Durante a Sessão de Câmara desta semana, Mauro Barros falou da difícil situação pela qual passam as famílias mais carentes. “Quem tem dinheiro paga para velar seus parentes na empresa funerária do município, quem não tem acaba velando seus entes queridos em casa por não ter condições que arcar com os custos” disse Maurão. O vereador também falou das denúncias que tem recebido sobre o cemitério da Maranduba. “As pessoas me procuram falando da falta de espaço físico no cemitério por isso estou solicitando esta desapropriação. A comunidade da Região Sul precisa de uma solução para este problema” afirmou Maurão que aproveitou a oportunidade para parabenizar Lucio Flávio e sua equipe pelo empenho na realização de suas funções e deu como exemplo o trabalho que está sendo feito pelos funcionários em um dos muros de arrimo do cemitério, que desabou na última forte chuva que atingiu a cidade.

Allan Ricardo - Assessoria Mauro Barros
assessoriamaurobarros@gmail.com

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.