25/08/2025  21h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
05/02/2011 - 18h21
Dor de cabeça pode ser um problema dentário
 
 

Quem poderia imaginar que a solução para “aquela” dor de cabeça que aparece sem explicação estaria na boca? Como não há inflamações as pessoas não associam a dor de cabeça aos dentes aparentemente saudáveis. No entanto, aí pode estar a raiz do problema.

De acordo com dados do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG, cerca de 80% das pessoas com enxaqueca apresentavam algum tipo de DTM - disfunções têmporo-mandibulares (nas mandíbulas). Além disso, a Sociedade Internacional de Cefaléias diz que existem 145 tipos diferentes de dor de cabeça e algumas delas podem ser causadas por bruxismo (ranger dos dentes), briquismo (apertar os dentes), unicofagia (roer as unhas), má oclusão e mordida cruzada.

Segundo o dentista Plínio Antônio de Moraes, existem várias causas da dor de cabeça e algumas podem ser notadas pelo próprio paciente. “Existem oclusões normais, porém, todo indivíduo que possui uma oclusão fora desse padrão é portador de uma má oclusão, que pode ser notada pela própria pessoa ao constatar que a arcada superior é avançada em relação à inferior ou o contrário”, explica.

Tanto o bruxismo, como o briquismo, a má oclusão e a mordida cruzada forçam e sobrecarregam o músculo, causando desajuste das arcadas. A consequência é a tensão muscular que culmina na dor de cabeça mais concentrada na região temporal, que fica entre o fim das sobrancelhas e o ouvido. A pedagoga Julia Agostinho sabe muito bem o que é isso. Usou aparelho por quase três anos para corrigir a mordida cruzada. “Vez por outra sentia fortes dores de cabeça e no rosto. Além de melhorar a estética, hoje não sinto mais nada”, disse Julia.

A pedagoga ressaltou ainda que só descobriu o problema depois de procurar um dentista. “Imaginava que a enxaqueca era ocasionada por outros motivos e não pela mordida, porque meus dentes não eram tão tortos. Foi muito bom ter buscado a orientação de um dentista”.

O odontólogo ainda explica porque isso ocorre. “A articulação têmporo-mandibular é um complexo de ossos, músculos, cartilagens, fibras e membranas constituindo a cápsula sinovial cujo líquido mantém a articulação lubrificada e protegida. Quando existe algum problema na cápsula sinovial esta passa a informação para os músculos os quais se contraem para proteger. Portanto antes que a má oclusão gere problemas maiores as pessoas devem procurar um ortodontista e fazer o tratamento correto”, conclui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.