25/08/2025  21h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
12/02/2011 - 12h02
Empresas ‘ponto com’
Antonio Borba
 
A nova realidade de investimentos?

Um novo ciclo está chegando com o crescimento espantoso das redes sociais (principais exemplos: Twitter e Facebook), com o fortalecimento de empresas “ponto com” tradicionais (como Google e e-Bay) e com o surgimento de novos negócios on-line que fazem dinheiro rápido (Compras Coletivas e Leilões de Centavos).

Com a tecnologia cada vez mais disseminada em nossas vidas e presente entre quase todas as atividades do ser humano, alguns economistas ainda acreditam que NÃO estamos vivendo uma “bolha” e que a história pode ser outra.

Será?

Como diretor executivo de uma empresa de tecnologia web, posso expressar minha opinião. Para nós, é muito fácil detectar as tendências de negócios on-line, já que recebemos diariamente vários pedidos de orçamentos. Não preciso dizer que nos últimos meses os recordistas têm sido Compras Coletivas.

Com isso, podemos concluir que hoje existem muitas pessoas e empresas dispostas a investir na Internet. Grande parte delas é atraída pela cobiça do lucro fácil e uma inveja disfarçada do sucesso do Peixe Urbano e do Groupon. Querem surfar na onda a qualquer preço, rapidamente. Assim como entram rápido, tendem a sair rápido. Porém, uma pequena parcela deste público é composta por empresários sérios, que planejam seus passos e possuem uma noção mais ampla de negócios.

Mas uma coisa é certa: muita gente vai perder dinheiro e a maior parte dos negócios não vai dar certo, até porque, infelizmente, iniciar um negócio on-line é muito fácil. O caminho para os aventureiros sempre esteve aberto na web, principalmente para quem não gosta de trabalhar e acha que vai ficar rico da noite para o dia.

Ao mesmo tempo, com o crescimento da tecnologia em nossas vidas, há espaço para muitas empresas se estabelecerem e ganharem dinheiro no mundo virtual.

Eu só espero que não faltem agricultores, industriários, médicos e outras profissões básicas. O mundo não é feito apenas de virtual, precisamos valorizar todas as qualificações que o ser humano adquiriu ao longo de sua história. Hoje em dia, é cada vez mais raro achar alfaiates, marceneiros e até mesmo engenheiros! Se todo mundo quiser ganhar dinheiro com tecnologia, nossas vidas não serão nada fáceis.


Nota do Editor: Antonio Borba é diretor executivo da Rede Magic, um grupo composto por empresas de tecnologia como Magic Web Design e Venda a Jato. Blog: www.antonioborba.com.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.