25/08/2025  18h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
05/03/2011 - 07h00
Cuidado com os riscos de lesões no carnaval
 
 
Especialistas dão dicas para foliões de plantão

Os cuidados para um Carnaval sadio vão além da hidratação, da alimentação adequada, do baixo consumo de bebidas alcoólicas e da proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. É época de cuidar também do corpo para evitar desgastes físicos que possam causar lesões musculares.

Carnaval é um dos períodos do ano em que as lesões se tornam mais freqüentes. É o que garante o fisioterapeuta da Clínica Corpo Equilíbrio, Vidigal Gasparini. Segundo o fisioterapeuta, as lesões que mais atingem os foliões são torções de tornozelos, joelhos e dores musculares e articulares causadas pela sobrecarga física. Que o Carnaval é uma verdadeira maratona, ninguém duvida. Por isso alguns cuidados são necessários para se preparar para cair no samba.

“Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam alterações musculares são o grupo de maior risco para lesões, e por este motivo, exigem cuidados especiais”, declara o fisioterapeuta Mauro Pedroni Júnior, que dirige a Fisioclínica Londrina (www.fisioclinicalondrina.com.br) no Paraná. Outro item que passa desapercebido na maior parte das vezes, é a escolha do sapato ideal. “Saltos altos ou rasteirinhas não são indicados,” afirma Pedroni. O salto alto aumenta o risco de lesões nos pés e tornozelos, além de provocar dores e tensões na região dos pés.

“Para evitar as lesões, são necessários exercícios de alongamento, força e resistência”, declara Gasparini. Pedalar, nadar, caminhar, praticar aulas de Pilates e hidroginástica são ideais para se preparar para cair na avenida em boa forma e com muito fôlego.

Para quem vai desfilar na avenida, é preciso muita atenção com a coluna, devido ao peso das fantasias e dos instrumentos musicais e esforço físico para empurrar os carros alegóricos. “O mais importante é alongar a musculatura antes do desfile para evitar inflamações na região lombar e em outras áreas do corpo”, declara o fisioterapeuta Pedroni.

Tomando todos os cuidados necessários, somente boas lembranças ficarão.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.