25/08/2025  12h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/04/2011 - 13h00
Chocolate: um grande aliado na academia
 
 

Ao contrário do que muita gente pensa, o chocolate pode ser um excelente aliado para quem gosta de manter a forma e deseja maximizar os resultados da malhação. E mais, chocolate pode sim diminuir consideravelmente a dor muscular de quem pratica musculação.

Segundo Olívia Matos, nutricionista da Academia Malhação Turner, o chocolate ajuda a diminuir a dor depois da musculação porque reduz a inflamação causada pelas microlesões geradas pela atividade física. “Esse dano muscular provoca aumento da liberação de fatores inflamatórios e de substâncias como a creatina quinase. Apesar de parecer ruim, essas microlesões são importantes para a hipertrofia muscular, porém a dor muscular que ocorre pode ser reduzida quando introduzida na alimentação bebidas ricas em cacau”, explica.

Olívia informa que em um estudo recente realizado com praticantes de atividade física, bebidas à base de cacau foram ofertadas depois da prática do exercício, duas horas após e antes de dormir. “A percepção de dor foi menor nas primeiras 24h e 48h após o exercício”, informa.

Além disso, o consumo regular da delícia poderia baixar a pressão arterial, o colesterol total e o LDL (que bloqueia as artérias). Mas não vale qualquer tipo de chocolate. O meio amargo (quanto mais escuro, melhor, e com percentagem de cacau acima de 70%) geralmente contém mais flavonóides que o chocolate ao leite.

Chocolate ajuda a emagrecer

O cacau, por ser anti-inflamatório e antioxidante, é muito indicado para as pessoas que desejam perder peso. “Mas a dose de cacau ingerida diariamente deve ser bem orientada e calculada pelo nutricionista para que não ultrapasse a quantidade calórica diária que ele deva consumir”, diz Olívia. “Quanto menos cacau tiver o chocolate em barra, menos nutrientes e mais açúcar e gordura ele terá e, consequentemente, mais calorias ruins e menos benefícios para a saúde”, completa a nutricionista da academia Malhação.

Para quem está de dieta, além de consumi-lo puro, pode acrescentar chocolate meio amargo a um mix de frutas secas e nozes ou, ainda, combiná-lo com frutas para aumentar ainda mais o poder antioxidante. O ideal, segundo Olívia, é comprar chocolate embrulhado em pequenos pedaços para ajudá-lo a controlar as porções.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.