25/08/2025  04h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/05/2011 - 18h02
A visão antroposófica sobre a saúde da mulher
 
 
Com um olhar diferenciado, Medicina Antroposófica cuida da mulher auxiliando-a na busca por uma melhor qualidade de vida

A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas que promovam saúde. Levando em consideração que cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas, a medicina antroposófica cuida da mulher com o objetivo de proporcionar uma vida saudável e sem surpresas, equilibrando o ritmo do organismo e considerando aspectos que a medicina focada apenas no aspecto físico do indivíduo não leva em consideração.

“A medicina antroposófica tem o olhar e a ação na saúde como um todo, contextualizando a mulher no seu processo biográfico, familiar, profissional, entre outros. Uma vez se sentindo cuidada e atendida em seus diversos contextos, a mulher pode resgatar atitudes que lhe ofereçam um melhor bem estar”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Ana Maria da Silva.

Sabendo que a mulher moderna está com uma vida cada vez mais acelerada, se submetendo a qualquer custo a uma rotina que pode prejudicar sua saúde, a medicina antroposófica entende a necessidade de maiores cuidados à saúde feminina na atualidade. “Todo o contexto no qual a mulher está inserida, seja ele social ou familiar, sua história de vida, sua maneira de enfrentar as questões da vida, seus movimentos e ritmos, seus objetivos e alimentação, são exemplos de situações que interferem diretamente na necessidade de mulher de ter maiores cuidados para com sua saúde”, comenta a médica.

As doenças e a menopausa

Doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, TPM, nódulos da mama, menopausa. Essas e outras situações fazem parte da vida feminina. “De acordo com a antroposofia, movimento, ritmo e alimentação com produtos sem agrotóxicos ou hormônios devem ser prioridades nas atitudes das mulheres. Que façamos o possível para priorizar estas condições, procurando ter jogo de cintura para acolher a própria realidade”, sugere Dra. Ana Maria.

“A menopausa traz consigo uma real mudança para a mulher, é um momento de transição, afinal este período, assim como o nascimento e o crescimento, encerra uma passagem para outro momento da vida trazendo consigo mudanças”, explica a médica.

A ginecologista afirma que esta ’nova fase’ da mulher tem que ser encarada com naturalidade, pois tudo na vida tem um fluxo, trata-se de um momento fisiológico e natural. “Nascer, desenvolver, morrer são condições naturais do ser humano. Adquirir esta naturalidade não é algo simples, mas é preciso desenvolver esta habilidade, caso contrário, a vida na medida de sua óbvia evolução deixa de ser algo maravilhoso, dando lugar a uma condição de fardo”.

“Procurar se feliz com a própria realidade, acolher-se na íntegra, buscando níveis de felicidade cada vez mais ascendentes e mantendo-se em silêncio às vezes para ouvir a vida, são dicas valiosas para as mulheres que cada vez mais querem e reconhecem que precisam viver mais e melhor”, finaliza Dra. Ana Maria.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.