25/08/2025  04h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
09/05/2011 - 07h05
Jovens multitarefas
Milena Mancini
 

A chamada Geração Y, jovens também conhecidos como Geração da Internet, é um público exigente e ávido por tecnologia e informações. Superestimulados por diversas atividades, vivendo em ação e desenvolvendo tarefas múltiplas, os nascidos nas décadas de 80 e 90 são também rotulados como distraídos e insubordinados. O fato é que, inegavelmente, estão focados na autorrealização.

Às vezes definidos como fúteis, distraídos e individualistas, esses jovens são, ao contrário, preocupados com a ética e o meio ambiente, e têm profundo engajamento social. Não acreditam em subordinação como seus pais, pois prezam relações claras e honestas, mais horizontais. Irrefutavelmente são pessoas com melhor autoestima e que buscam equilíbrio entre o profissional e o pessoal, não sacrificando mais sua vida particular em detrimento à carreira.

Por ser uma geração que já nasceu em meio a TV, computador e os mais diferentes recursos multimídia, sentem-se totalmente à vontade com este universo, ao contrário das gerações anteriores. A comunicação dentro de casa sempre foi mais rápida para eles, que nasceram totalmente ambientados com a diversidade de informações.

Esses jovens hoje são multitarefas. Ao mesmo tempo em que estudam ou leem, estão conectados às redes sociais, ouvem música e atendem ao celular. Para eles a velocidade do mundo é outra, e tudo precisa ser mais rápido, ou imediato. Estudos americanos demonstram que 70% desses jovens acreditam que desenvolvem atividades simultâneas com a mesma qualidade que as atividades desenvolvidas individualmente. Já nas pessoas com mais de 40 anos, a percepção cai ao desenvolver multitarefas. Para estes estima-se que a produtividade seja reduzida em cerca de 35% ao realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Alguns cientistas pelo mundo já estudam os efeitos das atividades simultâneas no cérebro de jovens da Geração Y. Eles acreditam que com o passar do tempo muitos possam desenvolver problemas de memória. Isto porque ao focar em apenas uma tarefa o cérebro ativa o hipocampo, responsável pela ativação da memória. Enquanto que ao desenvolver tarefas simultâneas o cérebro ativa o corpo estriado, responsável apenas por tarefas rotineiras. Segundo os pesquisadores, estes jovens estão treinando seus cérebros para serem distraídos.

Em suma, os jovens multitarefas são plurais, totalmente abertos e provavelmente, ao mesmo tempo em que leem este artigo já estão compartilhando-o nas redes sociais. Pelo menos os que gostarem.


Nota do Editor: Milena Mancini é diretora de Negócios e Planejamento da Projetual Comunicação, agência de criação e desenvolvimento de soluções de comunicação e marketing.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.