25/08/2025  01h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
05/06/2011 - 10h11
Pequenos passos para um grande equilíbrio
José Ronaldo dos Santos
 
José Ronaldo dos Santos 

Ontem, dia 4 de maio, fui ao município vizinho de São Luiz do Paraitinga conhecer a cultura do cogumelo. Fiquei impressionado com as explicações e as práticas do proprietário (Nelson), um paulistano que, após um período trabalhando no Japão, há nove anos abraçou o desafio de viver da terra numa relação harmoniosa e tendo lucro.

“Cogumelo é a carne do futuro!”. Nesta convicção o Nelson trabalha e gera empregos; apresenta ao homem do campo mais uma alternativa para não deixar o espaço que o gerou. Garante assim a permanência da cultura caipira em lugares inimagináveis para muitos que só reparam no asfalto. Desses lugares saem os moçambiqueiros, os jongueiros, os membros da cavalhada, a tradição religiosa que atrai tantos turistas para a referida cidade.

Também nesses lugares encontramos os autênticos ecologistas, onde os “teóricos verdes” deveriam ter a curiosidade para aprender antes de apoiarem qualquer política, qualquer “teoria científica amplamente testada” ou qualquer patrocinador.

Acredito que o apelo mais ecológico de todos é:

Salvemos as culturas locais para salvarmos o planeta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.