25/08/2025  01h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
06/06/2011 - 10h05
E agora, quem irá nos socorrer?
Nélia Cristina de Carvalho Santos
 

E moravam naquela cidade litorânea, de muitas canoas (ibatyba, em tupi), somente alguns caiçaras e um ou outro caipira vindo do Vale.

E votavam naquela cidade litorânea somente aqueles que realmente a conheciam. E a cidade foi crescendo e com ela o interesse de tudo se “extrair” dela. Como não era fácil enganar os que ali viviam com falsas promessas, resolveram então “importar” moradores (eleitores) de um lugar tão, tão distante. E eles vieram aos montes. E foram colocados em terras estrategicamente escolhidas, agarrados aos rios e morros, longe dos olhos dos caiçaras.

E os “importados” foram se multiplicando, sem controle. Tudo era ótimo para eles. Viam o mar, tinham lotes para construir, madeiras para a construção e para fogões à lenha. Realmente, a vida naquela cidade litorânea era um paraíso. Muito melhor do que a terra de onde vieram, pois nesta nova terra nem perigo de Doença de Chagas existia (a não ser pelos possíveis barbeiros trazidos junto com a mudança).

O tempo foi passando e aquela cidade litorânea foi aos poucos mudando o sotaque, as necessidades, as prioridades e a direção.

E, por ironia do destino, os que trouxeram a mudança, também perderam o controle e, como desgraça nunca chega sozinha, veio da capital um importado ainda pior - daqueles que temos que virar do avesso para que possamos ver como realmente é. Alguns iludidos pela aparência lhes deram apelido de super-herói (daqueles que vestem cuecas por cima das calças). E, mesmo sem capa real, ele voou alto. Com o super poder adquirido através de super faturamentos, super licitações, ele superou as expectativas até mesmo dos que o apoiaram. De importado virou importante e conhecido na Sala da Justiça, onde se pesquisam fragmentos de kryptonita, juntadas ao longo do desmando. Dizem que não voa mais de capa e sim de helicóptero.

Resta saber como terminará a já não tão pequena cidade litorânea. Será que a pobre cidade conseguirá se livrar do super-malfeitor?

E a população, hoje, pergunta em súplica:

- E agora? Quem poderá nos socorrer?

Para piorar a situação, só falta o Chapolin Colorado ser a única opção.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.