25/08/2025  02h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
21/06/2011 - 17h12
Resultados em eventos: você consegue medir?
Guilherme de Almeida Prado
 

A pressão por melhores resultados não poderia deixar de lado a área de eventos. Mas, como é possível medir o resultado dos eventos? É possível classificar as empresas em três grupos: as que ainda não fazem nenhum esforço de medir, as que começam a mesurar por meio de pesquisas pós-evento e as que estão mais avançadas procurando medir efetivamente o resultado.

No Brasil, os dois primeiros grupos são a grande maioria. Um dos motivos é a dificuldade em medir a performance dos eventos. Entretanto, justamente essa dificuldade é que deveria estimular as empresas a tomar iniciativas de mensuração. É só na tentativa e erro que as empresas poderão aprimorar as formas de medir. Esperar pela métrica perfeita provavelmente será a pior estratégia.

Atualmente, o que mais se vê no mercado é utilização de pesquisas pós-evento para avaliar diversos itens como: hospedagem, alimentação, palestras, organização etc. Isso, sem dúvida, é importante e um primeiro passo no sentido de melhorar a qualidade dos eventos. Ao identificar que determinada palestra foi ruim, a empresa poderá corrigir no evento seguinte. Uma avaliação ruim do hotel poderá fazer a empresa nunca mais voltar naquele local. Entretanto, essas pesquisas não fazem o mais importante: avaliar o resultado do evento.

Para conseguir ter êxito nessa tarefa, o primeiro passo é definir claramente o objetivo do evento. Sem um objetivo claro, a mensuração fica impossível.

Se o objetivo da convenção de vendas é transmitir os resultados e as metas da empresa, o mais importante a ser pesquisado é se a equipe saiu do evento entendendo os resultados e metas. Se o objetivo é motivar a equipe, é preciso descobrir se a equipe saiu motivada. Se é um lançamento de produto, é necessário identificar se os participantes entenderam e gostaram do novo produto.

De nada adianta os participantes de um evento de motivação terem adorado o coffee break, as palestras, a organização e o hotel, se ninguém saiu motivado. De forma inversa, o hotel pode ter sido muito ruim, mas, se todo mundo saiu empolgado e motivado com a empresa, ou seja, o mais importante foi atingido.

A definição clara do objetivo também ajuda em todo o planejamento do evento. Se o evento tem como objetivo transmitir conhecimento para a equipe interna, o investimento deve ser todo direcionado para tal. Ou seja, deve-se focar em bons palestrantes, projeção que ajude na transmissão de conteúdo, diagramação das apresentações e produções de vídeos de qualidade e numa plenária aconchegante. Nesse caso, parece fazer muito mais sentido trazer um palestrante de peso, do que investir numa banda de renome na festa da noite.

Enfim, a mensuração de resultados de eventos pode dar um grande passo nas empresas com duas medidas simples: definição clara dos objetivos do evento e sua mensuração através de pesquisas. Basta começar.


Nota do Editor: Guilherme de Almeida Prado é diretor da Plano1 e Presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.