24/08/2025  18h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
30/07/2011 - 16h03
No inverno, não dê férias para sua dieta!
 
 
Nessa época do ano, desmotivadas pelo frio, maioria das pessoas deixam de dar atenção à saúde. Nutricionista diz que é exatamente nesse período que se deve fazer o contrário: manter a dieta!

A temporada de frio mal começou e você já está desanimado para praticar exercícios físicos? E se descobrisse que no frio há um aumento de gastos de energia, e, consequentemente, uma maior perda de gordura? Então, você deve estar se perguntando: mas, se isso acontece, porque temos a tendência de engordar mais no inverno do que no verão? O problema é que muitas pessoas desistem de sair para correr, de ir à academia ou de praticar algum esporte quando a temperatura cai. Afinal, frio combina com sofá, filme e pipoca. Mas, atenção: é exatamente nessa época do ano que a queima calórica ocorre mais rápido.

A Drª Damaris Fabri, nutricionista clínica do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital San Paolo, enfatiza que é muito comum as pessoas terem a impressão contrária: que o gasto de energia ocorre mais no verão. “Quando está quente, o corpo transpira liberando calor e por isso temos a impressão de que estamos perdendo calorias. Porém, no inverno nosso tecido gorduroso tem por ‘obrigação’ manter nossa temperatura corpórea, e, com isso, se gasta mais energia”, explica ela.

Outro fator que contribui (e muito!) é que nesta época deixamos de lado as saladas, legumes, vegetais, frutas e comidas mais leves, mais saudáveis, e partimos para os alimentos mais calóricos, como queijos, pães gordurosos, chocolates e até mesmo bebidas alcoólicas. Isso ocorre porque nosso organismo “pede comida”, para repormos de forma rápida a energia gasta na manutenção da temperatura. E essa energia rápida vem, principalmente dos carboidratos (massas, bolos, pães) e doces. “O que devemos levar em consideração é que, independentemente da estação do ano, devemos nos alimentarmos com qualidade. Temos que ter em mente algumas regras básicas como ingerir muito líquido, reeducar nossa alimentação e praticar atividade física regularmente”, comenta a Drª Damaris.

Uma pesquisa realizada no ano passado, pelos cientistas da Universidade Estadual de Michigan, revelou uma inusitada descoberta: ratos submetidos a uma dieta de baixa caloria tiveram maior dificuldade de produzir glóbulos brancos e, com isso, expuseram seu sistema imunológico às inúmeras infecções, tal como a gripe - principal doença identificada no inverno. “Com certeza, o que ingerimos reflete diretamente na nossa saúde. Uma pessoa que tem uma alimentação saudável provavelmente terá seu sistema imunológico mais preparado para doenças como gripe, comum nessa época do ano, do que uma pessoa que não se preocupa com a alimentação”, contextualiza a médica.

Dicas para não descuidar da saúde no inverno:

1) O grande coringa da alimentação no inverno é abusar das sopas e caldos quentes, que possuem baixa caloria, dê preferência para as de legumes e temperos naturais para dar sabor, não abuse dos acompanhamentos, tais como queijo, torradinhas e pão francês.

2) Troque o chocolate quente pelo chá. Chás são ótimas opções para aumentar a temperatura corporal, desde que adoçados com adoçante.

3) Beba muita água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades quanto à hidratação continuam sendo as mesmas - 1,5 litros de água por dia.

4) Escolha as carnes magras, como frango e peixe.

5) Esqueça as frituras!!! Além de serem bombas calóricas, são ricas em gordura saturadas, que estão entre as principais causadoras de doenças cardiovasculares.

6) Prepare o fondue com leite desnatado e queijos magros e substitua o pão por legumes.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.