22/08/2025  07h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
03/08/2011 - 11h01
Conteúdo editorial se propaga em SMS
Fernando Dias
 

A informação deve estar onde o usuário está. Partindo deste princípio, noto mudanças no comportamento e hábitos dos consumidores que buscam cada vez mais uma comunicação multicanal, ou seja, quanto maior a variedade e integração das mídias, mais próxima do público e rentável para a empresa se torna.

Dentre os canais de comunicação, um dos mais efetivos e com maior poder de penetração é o celular. Segundo pesquisa da GFK (Custom Research Brasil), o celular é o eletrônico mais importante para os brasileiros. Faz parte da cultura nacional e se apresenta ativo em praticamente 100% da população. Pesquisa da Enpocket aponta o alto grau de leitura nesse meio, cerca de 94% das mensagens recebidas são lidas, de forma quase imediata, mostrando a efetividade desse canal de comunicação.

Em função da popularidade do celular e da possibilidade de uma comunicação direta, as soluções que utilizam o SMS estão sendo cada vez mais implantadas e com fácil aceitação entre os usuários móveis. Um dos serviços de SMS mais requisitados para a propagação de conteúdo via celular são os canais de conteúdo ou SMS Channels.

Grandes veículos de comunicação com conteúdo editorial como jornais e revistas que já convergiram parte do seu conteúdo para a internet, agora enxergam o canal SMS como excelente alternativa para se aproximar dos leitores, permitindo maior segmentação, além de um relacionamento mais impessoal e direto. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen 59% dos entrevistados usou estratégias de marketing móvel no ano passado, no Brasil esse índice sobe para 62%.

A ferramenta desperta um “fator de interesse” a mais, propagando o conteúdo que na maioria das vezes é disponibilizado no formato “pacote” com assuntos de interesse do leitor/assinantes já identificados anteriormente. Confirmando a eficácia da ferramenta a Editora Abril já criou uma divisão específica para oferecer informações e entretenimento para seus assinantes, a Abril Sem Fio. Na empresa existem até jornalistas contratados exclusivamente para escrever para esta nova mídia. A Editora Peixes também aderiu à nova onda, passando a oferecer conteúdos de seus principais títulos na tela do celular. Terra, UOL e outros portais também oferecem informação e diversão para seus clientes. E isso é apenas o começo.

O crescimento desse canal se deve, principalmente, por não ser necessária a conexão com a internet para receber o conteúdo, cerca de apenas 10% dos usuários tem planos de internet no celular (3G) atualmente no Brasil. Conteúdos relevantes despertam o interesse do usuário, como revela pesquisa da Pure Bros, integradora líder no segmento de Interatividade e entretenimento móvel, que computou em 2010 assinaturas e renovações de canais de conteúdo com aproximadamente 53 milhões de solicitações. A maioria dos conteúdos assinados pelos usuários estão relacionados a promoções, celebridades, horóscopo, diversão e esporte, o que reafirma a popularização da ferramenta.

Algumas empresas do setor de entretenimento também utilizam esses canais como uma forma de aproveitamento de um conteúdo já existente, principalmente celebridades para se aproximarem dos fãs, através de notícias de shows, bastidores, promoções exclusivas e agenda de compromissos.

Acredito que a utilização do SMS como canal de comunicação por empresas da área editorial, não vai, de forma alguma reduzir o ganho no canal impresso ou virtual. Muito pelo contrário, como a informação SMS é reduzida, podem levar o assinante a buscar informações mais completas em outros canais, agregando valores as demais formas de comunicação.

Os canais têm por objetivo divulgar conteúdos em forma reduzida despertando o interesse do usuário por saber o assunto completo, o que gera aumento no acesso a internet e também na aquisição do material impresso.


Nota do Editor: Fernando Dias é CEO da Pure Bros.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.