22/08/2025  07h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
03/08/2011 - 17h00
Avestruzes pela educação
Dartagnan da Silva Zanela
 

Façamos vista grossa, sejamos brandos na hora de avaliar os resultados que nos são apresentados em sala de aula. Eis aí o mantra que se repete a exaustão em todo país e aqui, nestas terras da pena de Romário Martins, não é de modo algum diferente.

Discutir com os defensores das pedagogias populistas que pregam esse tipo de impropério é literalmente perda de tempo, visto que, estes, não enxergam as realidades humanas mais elementares, mas apenas as “suas” frases prontas e, pasmem, decoradas, simplesmente por achá-las bonitinhas.

Por essa razão, iremos mudar a perspectiva de nossas considerações. Não procuremos versar, neste libelo, sobre as controvérsias gritantes que se fazem presentes em todo esse colóquio pedagogesco, pois dizer que as frases bonitinhas são ordinárias e vazias como a alma de seus proponentes é perda de tempo. Eles apenas ficam magoados e nada mais.

Por isso, não reflitamos sobre as implicações macabras que se fazem prenhes nestas propostas, mas sim, sobre os frutos que advém destas e o façamos pela esteira das questões que iremos propor a seguir: imaginemos que toda essa pedagogia do coitadinho, toda essa didática do “mamãe! A barriga me dói”, fosse aplicada em todas as searas de atuação humana. Bem, imaginado isso, pergunto: você faria um tratamento odontológico com um dentista que fosse (de)formado em uma faculdade que aprovasse a todos? Já imaginou um engenheiro, sempre aprovado por conselho fazendo o projeto de um edifício? Ou então, um grupo de técnicos em eletro-mecânica que fizeram um curso que apenas preocupou-se em dar a ele uma visão “crítica” da realidade atuando em uma usina hidrelétrica? Por fim, você entregaria a saúde de seu filho nas mãos de um médico que tivesse sido formado nos moldes que são propostos pelas pedagogias do absurdo que fundamentam o sistema educacional vigente? Entregaria?

Pois é meu caro Watson, veja só como são as coisas. Por isso, digo com todas as letras, que toda essa patacoada pedagógica é apenas uma forma refinada de hipocrisia e nada mais, um simulacro onde pessoas encantadas por palavras de efeito retórico procuram disfarçar a sua pequenez posando para os demais, e para si, como uma manifestação de bom-moço e nada mais. Ora, gostemos ou não, maturidade não é algo que se cultiva por meio de brincadeirinhas e tapinha nas costas. Todo mundo sabe disso, mas poucos querem ver essa dura e simples realidade, não é mesmo? Quem ousa ser realista em uma terra de avestruzes?


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.