28/12/2025  12h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
14/09/2011 - 08h00
Você sabe trabalhar off-line?
Scher Soares
 

Bom, lá vamos nós a mais uma importante reflexão.

Durante reunião com um cliente começo a perceber certo alvoroço entre os colaboradores da empresa que, de um momento para o outro, começaram a transitar e circular por entre os corredores; muitos gestos e grunhidos, além de caras e bocas davam o tom da insatisfação e recheavam a cena, quando ouvi: “A internet deu pau; não dá para fazer nada.”

Diante da afirmativa, deti-me a observar a causa do tamanho alvoroço, já suspeitando do que se tratava; sim, isso mesmo; a bendita da internet resolveu virar maldita e com todo o atrevimento possível recusava-se a funcionar. Após alguns instantes de análise e profunda observação, conclui que definitivamente não somos mais os mesmos, pois fui testemunha de um apagão na produtividade por conta da ausência momentânea da internet.

Esta reflexão causou-me espanto; como pode uma empresa inteira parar em função de um problema na internet? O que desta dependência era naquele momento verdadeiro e legítimo? Certamente, em função dos processos e sistemas cada vez mais interligados, a ausência da internet pode acarretar problemas, mas não justifica a paralisação das atividades. Quando entramos em greve em função de um problema com a internet, estamos atestando que perdemos a nossa capacidade de desenvolver ideias, projetos e alternativas. Não saber trabalhar off-line, demonstra uma arriscada limitação, demonstrada pela incapacidade de inovar, de planejar e de executar ações que não dependam umbilicalmente da internet.

Ao contrário, a capacidade de trabalhar off-line quando necessário se mostra como uma importante ação que entre outras coisas permite a eliminação de pendências de e-mails, planejamento de ações futuras, inovação em projetos e maior e melhor aproveitamento do tempo.

Se fizermos uma profunda auto-análise, verificaremos que no momento em que a internet da sua empresa parar de funcionar, você certamente terá outra ação a desenvolver até a normalização.

Se você é da área comercial, aproveite para ligar para clientes e prospects; se sua área é marketing, aproveite para planejar, caso sua área seja o financeiro, dedique-se a encontrar oportunidades através de análises, mas faça alguma coisa, pois o fato da internet “dar pau”, não significa que você tenha de “dar pau” também.

Portanto, da próxima vez que você ver alguém profundamente indignado por conta de um problema na internet, aproxime-se e pergunte: “Você sabe trabalhar off-line?”


Nota do Editor: Scher Soares é consultor empresarial e palestrante.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.