21/08/2025  20h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
18/11/2011 - 07h00
Uso de álcool na terceira idade
Arthur Guerra de Andrade
 

O tema “jovens e bebidas alcoólicas” têm sido intensamente explorado e divulgado pela grande mídia nos últimos meses. De fato, sua relevância no âmbito da saúde pública é inquestionável, assim como a necessidade de conscientizar a população sobre o mesmo. No entanto, os perigos do uso nocivo do álcool em outros grupos vulneráveis e faixas etárias não devem ser subestimados. Acredito ser fundamental alertar para alguns aspectos que diferenciam as pessoas na terceira idade das demais.

Devido às mudanças fisiológicas próprias do envelhecimento, há diminuição da tolerância do organismo à substância e aumento de seus efeitos sobre o sistema nervoso central. Além disso, a redução da massa corporal e das enzimas metabolizadoras do álcool também contribuem para problemas. Assim, o uso abusivo da bebida na terceira idade pode promover déficits no funcionamento cognitivo e intelectual, bem como ocasionar prejuízos no comportamento.

No Brasil, uma pesquisa com 400 indivíduos acima de 60 anos indicou dados preocupantes. Perto de 12% dos entrevistados afirmaram beber mais de sete doses por semana e 2,9% eram dependentes de álcool. A importância desses dados deve ser considerada frente a outros estudos que mostram que consumo nocivo de álcool nessa fase da vida está associado a maior risco de sofrer quedas e fraturas, de desenvolver problemas cardíacos e vasculares, desnutrição e alterações cognitivas como demências. Há complicações clínicas que também merecem atenção uma vez que eles tendem a apresentar doenças crônicas, com uso de medicamentos frequentemente. Alguns destes remédios podem ter seus efeitos alterados quando consumidos concomitantemente com o álcool, o que pode aumentar ainda mais o risco de consequências negativas.

Nota-se, portanto, que os idosos estão mais expostos aos prejuízos decorrentes do uso nocivo dessa substância e que os dados nacionais evidenciam a necessidade de conscientizarmos e informarmos a população geral sobre o tema. Da mesma maneira, acredito ser essencial capacitar os profissionais da saúde a identificar problemas decorrentes do uso de álcool em seus pacientes com idade mais avançada, além de orientar a família e encaminhá-los a tratamento especializado quando necessário.


Nota do Editor: Prof. Dr. Arthur Guerra de Andrade é psiquiatra e especialista em dependência química, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professor Titular de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina do ABC e Presidente Executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.