21/08/2025  19h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/11/2011 - 13h00
Catarata não é exclusiva da terceira idade
 
 
No Brasil são detectados por ano 100 mil novos casos de jovens e crianças com problemas oculares sérios

Dificuldade em enxergar claramente, leitura comprometida e o simples ato de dirigir pode se tornar um perigo fatal. A catarata - doença que atinge diretamente os olhos é responsável por estes e mais sintomas além de estar presente na vida de boa parte da população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, a catarata atinge cerca de 46,2% da população do mundo com mais de 65 anos, o que representa hoje 160 milhões de pessoas. Até 2012 a estimativa é que mais 40 milhões serão vítimas da doença. No Brasil são dois milhões de pessoas e a cada ano surgem 120 mil novos casos.

Esses números mudam a cada dia e ganharam reforço em uma faixa etária que até pouco tempo não fazia muita diferença nas estatísticas. Segundo Cláudio Picosse, médico especialista do Centro Completo em Oftalmologia - HCO, em Uberlândia, crianças e adolescentes tem frequentado regularmente consultórios oftalmológicos e diagnosticado a doença. “Temos observado que o número de crianças e adolescentes que tem procurado atendimento médico nestes casos tem aumentado consideravelmente. Isso é um alerta para que a população mais jovem cuide da sua saúde ocular para que no futuro próximo não seja atingida com patologias mais graves. A prevenção e o cuidado ainda são os melhores remédios”, diz.

Segundo Picosse, a principal causa do aumento do índice de catarata entre os jovens é o uso irregular e abusivo de colírios que tem corticóide na sua composição. O médico diz que o tratamento é a eliminação do agente casual. “Nos casos em que a catarata está interferindo na qualidade de visão, a melhor indicação é a cirurgia”, finaliza Cláudio Picosse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares - SBCII, o número de jovens e crianças com doenças oculares aumentou e vem chamando a atenção, principalmente quando se trata de problemas mais graves, como glaucoma e catarata. Só no Brasil, são detectados 100 mil casos novos por ano.

Sobre a catarata

Em uma definição simples, catarata é um embaçamento do cristalino do olho. O cristalino, localizado exatamente atrás da íris, ou a parte colorida de seus olhos, funciona como a lente de uma câmera. Ele recebe as imagens, e, daí, focaliza a luz, as cores e as formas sobre a retina - o transmissor localizado no fundo do olho que envia as imagens para o cérebro.

O cristalino humano, pode se tornar embaçado - tão embaçado que a luz e as imagens não conseguem atingir a retina. Ferimentos no olho, algumas doenças, ou até mesmo alguns medicamentos podem causar esse embaçamento. Mas, em mais de 90% dos casos, o embaçamento é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.