21/08/2025  20h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
26/11/2011 - 17h05
Viver a Copa de verdade
Jarib Fogaça
 

A menos de três anos do pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Brasil já vive o clima de ansiedade que precede grandes eventos, especialmente porque seremos os anfitriões e temos de nos preparar para realizar um grande espetáculo. No dia 20 de outubro, a Fifa anunciou a tabela de jogos da 20ª edição do torneio. Serão 64 partidas, distribuídas pelos estádios das 12 cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Alguns falam em preocupação com as obras de estádios, sobre eventuais problemas com nossas infraestruturas e se teremos condições de receber bem os milhares de turistas que participarão dessa grande festa. Por outro lado, há aqueles que confiam no nosso potencial, estando certos de que o Brasil será lembrado por muito tempo pelo espetáculo que será capaz de proporcionar.

É claro que as 12 cidades-sede da Copa concentram a atenção maior de todos em relação aos preparativos para o megaevento. Mas não podemos esquecer que elas precisarão de apoio de todo o país para alcançar seus objetivos. Além disso, a própria Fifa prevê o envolvimento de outras localidades na participação direta do torneio, com a escolha dos chamados Centros de Treinamento de Seleções, ou CTS.

Os CTS estarão dedicados a receber as 32 equipes que participam da competição, oferecendo toda a estrutura necessária para abrigá-las durante o período em que os times disputam o torneio. Em uma pré-avaliação, a Fifa apurou 145 localidades, em 93 cidades, e pretende reduzir a lista para 64 municípios, entre o final deste ano e o início de 2012.

A cidade de Uberlândia está na lista inicial das concorrentes, participando com uma localidade sugerida para servir de base de apoio às equipes que disputarão a Copa: o Complexo Municipal Virgílio Galassi. Das 64 cidades a serem indicadas pela Fifa, as comissões técnicas das 32 seleções farão a escolha e negociação dos CTS para a estadia de suas equipes.

Receber uma ou mais seleções ao longo da Copa do Mundo representará um ótimo momento de exposição para os municípios e a garantia de participar desse que rivaliza com as Olimpíadas como o maior evento do esporte mundial. Mas, para fazer parte desse restrito grupo de cidades que apoiarão as equipes ao longo do torneio, é preciso contar com uma série de requisitos que se demonstrem, de fato, atraentes para as seleções.

Necessariamente, os CTS terão de oferecer ótimas condições de hospedagem e treinamento aos times. Isso quer dizer hotéis com qualidade internacional, estrutura de lazer, campos de futebol adequados e à disposição, equipamentos para treinamento de alta performance e opções de alimentação personalizada. Além disso, é necessário contar com boas condições de acesso e transportes rodoviário e aéreo para as cidades-sede, estrutura hospitalar de ponta, segurança, infraestrutura de telecomunicações e assistência à mídia e condições adequadas para hospedagem e recepção das equipes de apoio das seleções, imprensa e torcedores.

A cidade de Uberlândia reúne atrativos para receber um CTS da Copa. No entanto, muito ainda é preciso ser feito para que as estruturas sejam, de fato, atraentes às seleções. Ainda há tempo para a preparação, mas o ideal é começar desde já o trabalho que pode coroar o município com a participação de verdade na Copa 2014.


Nota do Editor: Jarib Fogaça é sócio-líder da Região Sudeste da KPMG no Brasil.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.