21/08/2025  17h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
05/12/2011 - 17h19
Ex-alunos e o futuro das universidades
Custódio Pereira
 

O papel dos ex-alunos é relevante em toda atividade de desenvolvimento, estabelecimento de parcerias e, especialmente, na captação de recursos para campanhas de capital ou manutenção das instituições de ensino superior. Essa prática é mais presente e tradicional na cultura norte-americana, mas, recentemente, observa-se, de modo gradual, na América Central, América do Sul, Europa e Ásia, com resultados positivos.

Muitas vezes, pode-se pensar que a diferença cultural histórica entre o Brasil e os Estados Unidos inviabilizaria técnicas e experiências bem-sucedidas nesse país quanto à sustentabilidade das faculdades e escolas em geral. No entanto, há soluções práticas eficazes. Aqui, temos de solicitar e estimular as doações e o envolvimento dos antigos alunos. À medida que tentamos métodos e técnicas para desenvolver e fortalecer esse relacionamento, adquirimos conhecimento específico e aprimoramento em captar recursos e fortalecer os estabelecimentos de ensino superior.

A primeira associação de antigos alunos foi criada na América do Norte, nos primórdios de 1800. Inicialmente, estava mais preocupada com interesses intelectuais e perpetuação de memórias. Oficialmente, os primeiros fundos formados por antigos alunos também apareceram no início desse período, com frequência promovendo o conceito de estabelecer em vida um capital específico para gerar uma renda destinada a ajudar os programas de uma faculdade ou universidade.

Os ex-alunos são a primeira e principal vanguarda para o suporte do desenvolvimento da faculdade ou universidade. Em 1913, houve um encontro de 23 diferentes escolas públicas e privadas, representando grande área geográfica dos Estados Unidos. Foi uma resposta a convite da Universidade do Estado de Ohio para se encontrarem e trocarem experiências.

No Brasil, o contato com ex-alunos é praticamente inexistente nas instituições de ensino superior. As universidades não fazem ideia de onde se encontram seus antigos alunos. Muitos deles podem estar ocupando posições altas na sociedade por conta da formação que receberam. É a partir daí que tudo se inicia. Um dos principais fatores de sucesso em um programa de captação de recursos é o acompanhamento de ex-alunos.

Saber onde estão e estabelecer contato periódico com eles, seja por cartas, eventos, e-mails ou mala direta é essencial. Os ex-alunos de universidades públicas ou privadas - os que pagaram, os que não pagaram para obter sua formação e também os bolsistas - devem reconhecer que a instituição foi vital para sua vida e sua carreira. Qual deles recusaria contribuir para sua faculdade caso fosse adequadamente abordado? Universidades do Canadá contatam anualmente seus ex-alunos onde quer que estejam, até em outro continente. Todo ano eles recebem uma carta e também são convidados afazer suas contribuições. E fazem, podem acreditar.

Todos os ex-alunos têm interesse de que a imagem de sua faculdade esteja bem. Assim, podem doar para financiar atuais bolsistas, prédios, reformas e melhorias. Dentre todos os doadores no mundo, só 12% o fazem por conta de incentivos fiscais. Além desse aspecto, há outras motivações. Com certeza, um ex-aluno que tenha posses não recusará reformar ou até construir uma biblioteca que levará seu nome.

O cadastro do ex-aluno é vital. Ele tem de voltar à universidade e ser localizado. O desenvolvimento dessa cultura é muito importante para o Brasil, considerando que a perenidade e a constante evolução das instituições de ensino superior são fundamentais ao desenvolvimento e competitividade do País.


Nota do Editor: Custódio Pereira, economista e especialista em Ensino Superior, é diretor geral da Associação Santa Marcelina, mantenedora dos colégios e faculdades Santa Marcelina.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.