21/08/2025  15h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
16/01/2012 - 18h09
A mochila com o peso ideal para volta às aulas
 
 
Atenção ao peso da mochila pode evitar problemas futuros de coluna

Janeiro, férias. Fevereiro, volta às aulas. A lista de material escolar é grande: livros, cadernos, agendas, estojos, entre outros. E todo este material vai dentro da mochila da criança ou adolescente, que deve tomar certos cuidados para que o peso não prejudique a saúde, pois os reflexos do mau uso das mochilas podem causar sérios problemas.

"Devemos nos atentar ao peso corporal da criança ou adolescente, modelo da mochila e seu peso. Para níveis adequados de segurança contra problemas futuros da coluna vertebral e suas estruturas deve-se estipular que no máximo o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso da pessoa, por exemplo, se o peso corporal é de 30 quilos, devemos permitir que o mesmo transporte uma mochila com até três quilos", explica Samantha Sanches, fisioterapeuta e diretora da Master Fisio.

Outra dica importante é sempre transportar a carga de maneira simétrica. Para isso, o modelo mais indicado é o de costas com duas alças, que não sobrecarrega as estruturas da coluna, nunca ultrapassando o limite de peso indicado, caso contrário podem num futuro não tão distante serem as responsáveis por lesões e dores na coluna e regiões. "Observamos uma grande incidência de queixas dos alunos quanto a dores nas diversas regiões da coluna, podendo evoluir para outros problemas estruturais onde a coluna poderá ter suas estruturas comprometidas pelo sobrepeso, desgastando-se num processo evolutivo e não regenerativo. Portanto, todo cuidado é pouco", complementa a fisioterapeuta.

Para Samantha, se preocupar com o peso da mochila e maneira como ela é transportada já é um grande passo para que o futuro adulto não tenha problemas de coluna. "A mochila deve ser transportada bilateralmente, ou seja, nos dois ombros. Se houver dores, é preciso procurar um médico", finaliza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.