21/08/2025  15h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
29/01/2012 - 09h16
A tecnologia 3D a favor do empreendedorismo
Vinícius Dourado
 

Ainda há muitas pessoas que, ao ler o título desse artigo, podem pensar que a realidade da tecnologia 3D no Brasil está muito distante. No entanto, é com certo orgulho que afirmo que essa realidade está mais próxima do que muitos imaginam e ainda pode trazer um benefício na esfera profissional de muita gente, principalmente àqueles que trabalham com assuntos criativos.

Explico o motivo: primeiro porque algumas empresas já oferecem impressoras 3D a um custo muito menor para serem utilizadas tanto em universidades, como também em casas e em escritório de pequenas e médias companhias. Isso abre oportunidades para esses empresários, principalmente aos que trabalham com Arquitetura, Design e Engenharia. Acreditem: muitos protótipos podem ser elaborados sem muito esforço e em apenas algumas horas. A novidade pode ser o começo de muito lucro para quem decide abrir sua própria empresa, por exemplo.

Mas as possibilidades de empreendedorismo utilizando a tecnologia 3D não param por aí. Recentemente, lancei no Brasil um site chamado Imprima 3D, único no país a permitir que qualquer pessoa possa comprar objetos feitos em 3D Printers. Se você é conectado a assuntos de tecnologia, provavelmente já ouviu falar de modelos de negócios parecidos com esse em outros países no continente europeu e americano.

Nos EUA, por exemplo, o sucesso é imenso e aqui não poderia ser diferente. A ideia é incentivar todos os designers brasileiros a explorarem seus desenhos para serem produzidos em impressoras 3D. O site dá a possibilidade de o profissional lucrar em cima das vendas, podendo escolher uma margem de lucro entre 5 a 15%. Ou seja, é um incentivo ao empreendedorismo, onde o profissional de Design, para dar o primeiro passo, precisa fazer uso apenas de sua própria criatividade e um pouco do seu tempo e, de forma facilitada, expor seu trabalho.

Como podemos ver, esse universo precisa ser explorado e o Brasil possui muitos talentos para potencializar projetos que fazem a diferença na vida as pessoas. É hora de acreditar que essa tecnologia já é possível para a gente e que ela pode rentabilizar. Vamos dar o primeiro passo?


Nota do Editor: Vinícius Dourado é empreendedor e criador do Imprima 3D, novidade lançada na América Latina.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.