21/08/2025  12h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
06/02/2012 - 07h00
Além dos rankings
Julio Cezar Durigan
 

As principais universidades brasileiras vêm se pautando nos últimos anos pelas posições obtidas nos principais rankings mundiais de ensino superior. Se, por um lado, tabelas de desempenho podem auxiliar na escolha de cursos ou parceiros de pesquisa; por outro, há os críticos que qualificam parâmetros quantitativos e objetivos de avaliação como injustos ou mesmo irrelevantes.

O fato é que, além dos rankings nacionais e internacionais que lhe dão visibilidade e respeito, uma universidade pública e de qualidade como a Unesp, face a sua característica multicâmpus e descentralizada pelo Estado de São Paulo, tem grande preocupação em dar contrapartida à altura do financiamento que a sociedade lhe proporciona. Ao interagir com a comunidade ao seu redor, portanto, a instituição alimenta um profícuo processo de retroalimentação dinâmica, com benefício para todas as partes, que está além dos rankings.

Iniciativas como o Programa Unesp para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga, que inclui 11 frentes de trabalho na reconstrução da cidade após a trágica enchente de janeiro de 2010; o Centro de Estudos da Educação e da Saúde em Marília, que realiza atendimentos gratuitamente para a população carente nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; e o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência em Araçatuba, que presta assistência gratuita a pessoas com deficiências, sem distinções de condições sociais, econômicas e culturais, são exemplos quase impossíveis de contabilizar em rankings pela quantidade e qualidade dos serviços prestados e pela integração junto à comunidade que essas ações representam.

O mesmo raciocínio se aplica a projetos que começam mesmo antes do vestibular, como o Curso Pré-Vestibular: Uma Iniciativa de Alcance Social, convênio entre a Unesp e o Governo do Estado de São Paulo que oferece gratuitamente cursinhos pré-vestibulares para alunos oriundos de famílias de baixa renda. Em 2011, o projeto alcançou o índice de aprovação de 32,51%, ou seja, de 4.586 estudantes, 1.491 foram aprovados em vestibulares. Além disso, a instituição tem um programa de Apoio à Permanência Estudantil e 39% dos matriculados em 2011 vêm da rede estadual de ensino.

Após 35 anos de história, celebrados em 2011, a Unesp conta com um ensino de graduação que obteve o melhor Índice Geral entre as instituições nacionais a partir de 100 cursos avaliados ao longo da história do Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; e uma pós-graduação considerada a segunda melhor do país. Além disso, foi a instituição de Ensino Superior mais premiada na sétima edição do Prêmio Santander Universidades, sendo laureada nas categorias Empreendedorismo e Universidade Solidária; e sua Editora recebeu duas estatuetas pelos primeiros lugares nas categorias Comunicação e Gastronomia na 53ª edição do Prêmio Jabuti, o mais importante na área editorial.

Esses dados, porém, dependendo dos critérios de cada ranking, não são contabilizados. É algo para se pensar quando se avalia uma instituição fundamentada nos princípios da autonomia do saber, da liberdade de expressão e da reflexão desinteressada que se coloca diante do mundo como sujeito, simultaneamente, ativo e reativo.

Deve, nesse sentido, absorver demandas e expectativas sociais variadas, às quais precisa responder, mas, ao mesmo tempo, agir para propor pautas e agendas, contribuir para a construção da autoconsciência social, alargar fronteiras culturais e submeter à crítica a realidade, as estruturas sociais e as relações de poder. A Unesp, dessa maneira, segue as demandas e expectativas da sociedade, não se submetendo passivamente a elas e se colocando, muitas vezes, além de mecanismos quantitativos de avaliação.

Os rankings, assim, embora sirvam incontestavelmente de parâmetro de comparação, podem deixar alguns dados sem a devida avaliação, principalmente no que diz respeito à inserção social nas comunidades onde a universidade atua, algo de fundamental relevância numa universidade que, em sua jovem história, se orgulha de ser pública, gratuita, de excelente qualidade e presente em todo o Estado de São Paulo.


Nota do Editor: Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da reitoria da Unesp, é engenheiro agrônomo, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.