21/08/2025  12h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/02/2012 - 13h11
Aprender a aprender
Marcelo Veras
 

Recentemente, em uma das minhas turmas do módulo de Competências Empresariais e Planejamento de Carreira, um aluno me perguntou: - Professor, com tantas competências identificadas e mapeadas, qual delas vai ser a mais importante no futuro? A pergunta me desafiou. A resposta tinha que ser precisa. Uma pergunta dessa não pode ser respondida sem convicção. Após alguns segundos em silêncio, eu larguei essa: - Olha, Aristóteles, três séculos antes de Cristo, já defendia que não havia mais nada a ser inventado pelo homem e que, portanto, deveríamos nos dedicar apenas à filosofia. Com esta frase iniciei a minha longa resposta, que no fim, sintetiza-se na capacidade que temos que ter de “Aprender a aprender”.

Não é preciso ser um bom entendedor de história para saber que o mundo, literalmente, se reinventa o tempo todo. Tudo muda. A cada dia uma nova tecnologia destrói aquela que imperava absoluta minutos atrás. A cada dia uma nova demanda social surge e uma “revolução” começa em algum lugar de um mundo que abriga mais de 7 bilhões de pessoas. A cada dia nascem novas ideias, novos conceitos, novos produtores e novos criadores de ideias, conceitos e produtos. A frase clichê vale hoje como nunca: “A única certeza que temos é que tudo vai mudar”.

Lembro-me muito bem de quando fui convidado a deixar uma empresa de bens de consumo para ir trabalhar em uma operadora de telefonia móvel que acabara de iniciar suas operações no Brasil. Quando o convite surgiu, fruto de uma indicação de um amigo de MBA, logo pensei: - Meus Deus, não entendo nada de telefone celular. Mal consigo programar a minha secretária eletrônica. Mas, por alguma razão que na época eu não sabia explicar, senti-me como se estivesse sendo puxado por um ímã. E fui. Com um frio na barriga de dar dó, mas fui.

Esta não foi a primeira e nem a última vez que a minha carreira literalmente recomeçou do zero, seja em uma mudança de empresa, seja de área ou até mesmo de segmento de mercado. A cada mudança, um novo desafio. Novas pessoas, novos processos, novas culturas, novos produtos, novos perfis de clientes. Tudo ali, ao mesmo tempo, me desafiando a entendê-los, aceitá-los e conquistá-los. E diante de tanta mudança, o desafio do aprendizado era constante.

Infelizmente, o nosso sistema de ensino ainda não enxergou isso. Na minha visão, este deveria ser o pano de fundo de qualquer projeto pedagógico, em qualquer nível. Ensinar e preparar, acima de tudo, os alunos a desenvolverem esta capacidade de aprenderem o que for necessário em cada momento da sua vida profissional.

No mundo corporativo, este é, na minha modesta opinião, o grande diferencial que um profissional pode ter. E concordo com o meu caro colega professor da ESAMC, Elcio Sotkeviciene, quando postula na sua palestra: - A pergunta que mais será feita aos profissionais em uma entrevista neste novo século será: ”O que você fez nos últimos seis meses para ampliar a sua fronteira de conhecimento?” Ele tem toda razão. Conheço alguns headhunters e já perguntei a todos o que mais incomoda ao analisar um currículo de um candidato. A resposta é quase unânime: - Ver que o candidato está estagnado. Que não participou de nenhum programa/curso há muito tempo ou que não consegue deixar claro na entrevista que tem desenvolvido algum novo conhecimento.

E você? O que fez nos últimos seis meses para ampliar a sua fronteira de conhecimento? Qual é o seu novo desafio de aprendizagem? O que vai fazer com ele? Encarar ou fingir que não existe?


Nota do Editor: Marcelo Veras é vice-presidente acadêmico da ESAMC. Associate Partner da AYR Consulting - Consultoria de Inovação. Sócio-diretor da PRIME Educacional - Franqueada ESAMC. Professor de Marketing, Estratégia e Planejamento de Carreira de MBA na ESAMC. Palestrante e consultor de empresas nas áreas de Gestão de Carreiras e Marketing.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.