20/03/2026  07h46
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
22/01/2005 - 07h45
Idosos que sofrem de artrose podem ser tratados
 
 

A artrose atinge 20% da população com idade em torno dos 40 anos e 100% quando tomamos como referência a população com mais 80 anos. Na terceira idade, há uma tendência ao acúmulo de doenças crônicas e a artrose é uma das mais freqüentes e um dos principais fatores de incapacidade física dos idosos. Acomete a maior parte da população mundial depois dos 50 anos e causa a destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações (parte do corpo que permite a mobilidade dos ossos), levando à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos. As áreas no corpo mais comprometidas são as que suportam maior peso.

O Papa João Paulo II é uma das mais notórias vítimas: curvado, transportado por auxiliares em carrinho especial, subindo escadas com dificuldade, a imagem do religioso transmitida ao mundo, deixa lembranças penosas. Uma das causas de seu sofrimento é a artrose.

Segundo o ortopedista Sidney Schapiro "embora não haja cura para a artrose, o tratamento adequado permite aliviar os sintomas, melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida, bem como prevenir ou corrigir problemas articulares mais graves. O conhecimento do paciente sobre a sua doença representa um elemento da maior importância na determinação dos resultados do tratamento".

"De uma maneira geral, a artrose é mais freqüente e mais grave no sexo feminino. A obesidade constitui um importante fator de risco, sobretudo no caso do joelho e do quadril. A doença tem alguma carga hereditária, particularmente nas formas generalizadas atingindo as mãos e nas doenças reumáticas. Por outro lado, todos os traumatismos podem aumentar o risco de artrose, particularmente quando ocorrem fraturas que atingem as articulações ou rompem os seus ligamentos. O uso prolongado de corticóides e o alcoolismo também são fatores importantes de risco." ressalta Sidney Shapiro.

A artrose atinge 20% da população com 40 anos de idade e 100% quando tomamos como referência à população com mais de 80 anos. O especialista Sidney Shapiro alerta que o sintoma predominante na artrose é a dor, podendo ter localização variável, conforme a articulação afetada. Sintomaticamente, surge com o movimento ou uso excessivo da articulação, melhorando com o repouso. A dor leva o doente a evitar o uso da articulação, causando um enfraquecimento dos músculos contribuindo para uma maior instabilidade e agravamento progressivo da doença.

Para o ortopedista, "o conceito de que a artrose e o sofrimento a ela associado é conseqüência inevitável da idade, devendo seu portador suportar a dor como ’Karma’ está profundamente errado".

O cirurgião Sidney Shapiro salienta que apesar de não existirem tratamentos que permitam reverter à artrose, é possível diminuir a dor e a rigidez das articulações, melhorando os movimentos e a capacidade geral do indivíduo com exercícios orientados. Novos medicamentos, provavelmente capazes de atrasar ou parar o agravamento da artrose, estão atualmente em investigação e parecem ser eficientes. As técnicas cirúrgicas têm avançado a largos passos permitindo uma melhor qualidade de vida. A família deve entender que a depressão causada no paciente pelo sofrimento da dor acaba se tornando um fator de risco maior que uma cirurgia. E o sucesso da cirurgia permite uma maior sobrevida com qualidade".

O idoso que sofre desse mal deve consultar um ortopedista, pois vale a pena tratar.


Fonte: Dr Sidney Schapiro é ortopedista, cirurgião, especializado em Traumatologia do Esporte, Ortopedia Geral e Infantil, Artroscopia e Cirurgia do Joelho, Artrose e Prevenção da Osteoporose. 

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.