21/08/2025  09h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
02/03/2012 - 15h07
Quando ler é abrir janelas
Galeno Amorim
 

Na escola onde ela estudava, não havia livros. E a roça onde vivia com os pais e os tios, meeiros da terra, era lugar de trabalho duro. Sem tempo para amenidades. Só que um dia, ao espiar, por pura curiosidade, pela janela da casa grande, descobriu o tesouro que mudaria para sempre a vida dela e das irmãs.

Do lado de lá, havia livros, muitos livros. Estavam arrumadinhos nas estantes, em completa desarmonia com aquele chão bruto cultivado. Nos dias que se seguiram, nenhuma delas conseguiria se conter. As meninas simplesmente pulavam a janela da casa grande. E, às escondidas, iam ler.

Com o gosto do fruto proibido na boca, sorviam, com sofreguidão, cada página e cada obra daquela inusitada biblioteca de fazenda. Os livros falavam de reis, princesas e castelos. De um mundo, enfim, que não suspeitavam. Era literatura russa da melhor qualidade, disso a menina, lá com seus oito anos, jamais se esqueceria.

Ela cresceu, veio morar na cidade, se formou em Contabilidade. Mais tarde, foi fazer Pedagogia na faculdade. Não largou mais os livros. Hoje em dia, as três filhas de Maria Aparecida estão formadas - e como a mãe, são todas leitoras. Uma é advogada, outra é nutricionista e a terceira cursou Administração.

- Eu era uma menina pobre e pude mudar de vida e oferecer um outro contexto social para minhas filhas - diz, orgulhosa, Cidinha, que jamais se afastaria dos livros.

Lá no Instituto Vida Laura Vicuña, onde ela faz trabalhos sociais, os livros são sagrados. Entrar no mundo encantado das palavras virou rotina na vida das crianças atendidas pelo projeto, que fica na Favela do Simioni, em Ribeirão Preto (SP).

Agora, vai abrir uma oficina de leitura e escrita para jovens. Quer que eles descubram o que um dia ela mesma soube por obra do acaso - que ler é como abrir janelas.


Nota do Editor: Galeno Amorim (www.blogdogaleno.com.br) é jornalista, escritor e presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Criou o Plano Nacional do Livro e Leitura, no Governo Lula, e é considerado um dos maiores especialistas do tema Livro e Leitura na América Latina.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.