21/08/2025  09h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
30/03/2012 - 18h07
Água potável e a saúde
Renata Martins
 

Neste mês em que celebramos o Dia Mundial da Água, em 22 de março, nos vemos frente a uma ótima oportunidade de levantar o debate sobre a qualidade da água consumida nas residências.

Ninguém sobrevive sem água. E se a água estiver contaminada, os riscos à saúde do consumidor podem ser imensuráveis.

As pessoas geralmente atribuem um mal estar ao alimento ingerido, nunca à água que beberam. Por isso é importante ter muita atenção na hora de comprar um filtro de água que vai assegurar a saúde de toda a família.

O princípio de um filtro é reter a areia, bolor, mofo, barro, fuligem e também o cloro da água que vem na torneira, já tratada pelas concessionárias, além de não deixar proliferar micro-organismos. Quem promove essa limpeza é o elemento filtrante que está presente no interior do filtro.

Na hora da compra, é importante prestar atenção se o produto traz o selo do Inmetro. Sua presença comprova que foram realizados testes específicos para garantir a qualidade dos componentes que filtrarão a água e o consumidor pode encontrar o percentual de retenção de partículas e de cloro.

Para entender o desempenho do filtro ou purificador, fique atento ao conteúdo do selo Inmetro aplicado nas embalagens individuais e no corpo do produto. O selo traz a classificação do produto em relação à retenção de partículas e do cloro livre na água.

Quanto menor for o número da classificação da partícula e do cloro, melhor é o equipamento em termos de performance. Atente-se também à vazão do filtro, que significa em quanto tempo aquele equipamento enche um copo de água, jarra ou panela.

A resolução do Inmetro que instituiu os parâmetros de qualidade para filtros e purificadores é a NBR 14908:2004, e sua presença significa que o filtro atende todos os requisitos do instituto para uma água potável.

Em complemento à purificação da água, o uso dos filtros também contribui para a preservação da natureza, na medida em que um filtro substitui, em média, 70 galões de plástico de 20 litros.

Além disso, os galões são mais propensos à contaminação da água por meio da estocagem ou higienização inadequada. Por fim, ao ser descartado, o galão de plástico acaba poluindo o meio ambiente por muitos anos.

Já que a água boa pode ser a diferença entre a vida e problemas de saúde, cuide bem dela. A água é o mais importante alimento da vida!


Nota do Editor: Renata Martins é gerente de desenvolvimento de construção e melhoria do lar da 3M.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.