19/11/2025  19h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
27/01/2005 - 08h08
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 

 

• Prefeitura reutiliza panfletos para realizar campanha contra a dengue no município

A Prefeitura Municipal de Ubatuba decidiu utilizar os panfletos de divulgação da campanha contra a dengue, confeccionados na administração anterior. Por motivo de economia, os 20 mil panfletos que sobraram da campanha no ano passado serão aproveitados, para levar ao cidadão ubatubense informações importantes sobre a prevenção e eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue.

O prefeito Eduardo César explica que a importância da campanha justifica a reutilização do material, uma vez que os recursos financeiros deixados pela antiga administração impossibilitam determinados gastos. Os folders que serão reutilizados custaram, na época, cerca de 7 mil reais. "Estamos nos valendo da criatividade para contornar os problemas deixados para nós como herança. Encontramos uma frota sucateada, equipamentos saqueados e uma verba aquém da esperada, já que a antiga administração não previu a correção do IPTU de acordo com o índice de inflação anual. Por essas razões, todos os recursos que pudermos economizar serão de grande valia para o município".


• Erro de reportagem provoca mal entendido na educação

Informação dada por assessora de Caraguá é divulgada como se fosse de Ubatuba

O Jornal "Correio do Litoral" (edição do dia 22 a 28 de janeiro, pág. A5), publicou uma matéria que dá a entender que a assessora de imprensa, Ana Carolina Muri, trabalha na Secretaria de Educação de Ubatuba, o que não é verdade. Em declaração ao referido jornal, a assessora afirma que "a gestão avaliou e comprovou não haver necessidade de construção de escola no município. Outro dado relevante é que nenhum prédio precisará passar por reformas".

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Ubatuba esclarece que essa informação diz respeito à realidade de Caraguatatuba, já que Ana Carolina Muri é funcionária daquela cidade, e não de Ubatuba. Segundo a secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite, "em Ubatuba, infelizmente, isso não acontece ainda. Esse fato foi comprovado pela interdição da Emei Centro, no último dia 25, por absoluta falta de condições de funcionamento".

Valendo-se dessa informação errônea publicada pelo jornal, o ex-secretário de educação, Sr Corsino Aliste Mezquita afirmou em carta aberta à comunidade que havia contradição entre as declarações feitas pela equipe da nova administração. Isabel acrescenta que, "de forma alguma houve contradição da nossa parte, o que houve foi um lamentável erro de informação do jornal."


• Comissão define detalhes técnicos do Carnaval 2005

Uma reunião na tarde de ontem, 26, reunindo o comando da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Setor de Trânsito, Secretarias de Turismo e Obras, além da Fundart, definiu os últimos detalhes técnicos do carnaval 2005 de Ubatuba. Segundo o Secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, foram detalhadas questões como o cronograma dos desfiles, locais de concentração dos blocos, corredores de trânsito, vias alternativas de tráfego durante os desfiles, localização de viaturas de emergência e posicionamento dos comandos que serão realizados durante os dias de folia.

Família e segurança

Por questões de segurança e de escoamento do trânsito, o tradicional bloco da Cachorrada, esse ano, muda de local de concentração. Ao invés de sair de frente do Tubão, esse ano a concentração do bloco vai acontecer na rua Salvador Correa, próxima a rua Liberdade. "O carnaval de 2005 será apoiado no binômio família e segurança", afirma o Secretário Luiz Felipe. E completa: "Teremos os desfiles dos blocos tradicionais pela avenida Iperoig e no coreto de Praça, a banda composta por músicos da Lira Padre Anchieta realizará os bailes com as tradicionais marchinhas". A folia do Momo esse ano começa na cidade no dia 4, sexta-feira, às 20 horas, com o Bloco O Guaruçá e termina só na madrugada no dia 8.


• Arrastão contra a dengue irá visitar 20 mil casas

Operação será neste sábado e irá envolver 700 voluntários

A Secretaria de Saúde de Ubatuba finaliza os preparativos para a grande mobilização que acontece neste sábado, dia 29, contra o mosquito da dengue. Uma reunião realizada na tarde de quinta-feira, com as secretarias envolvidas no arrastão definiu a estratégia de ação das equipes.

Segundo a coordenação do movimento Ubatuba Sim, Dengue Não, a cidade será dividida em duas grandes áreas: Perequê-Açú / Aeroporto e Aeroporto / Parque dos Ministérios. Um verdadeiro exército, com setecentos voluntários, se reunirá às 7 da manhã na escola Tancredo Neves para visitar cerca de vinte mil residências. Terrenos baldios serão visitados e o entulho retirado.

A Vigilância Sanitária de Ubatuba pede a todos os moradores e veranistas para que colaborem, facilitando o acesso do pessoal credenciado às casas, para que os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegipti sejam localizados. Antônio Jorge, chefe da vigilância sanitária em Ubatuba cita os números em 2004. "Essa região que será visitada sábado, responde por 92 % da infestação do mosquito na cidade. A região norte apresenta 2 %, a oeste 5 %, e a sul 1 % respectivamente".

Em 2004 a cidade apresentou 40 casos suspeitos, todos sem confirmação. Porém, a população não precisa esperar o sábado para colaborar. A participação de todos é fundamental para evitar que a dengue chegue a Ubatuba. "As pessoas já podem retirar os objetos que possam servir de abrigo ao mosquito, colocar em um saco de lixo preto e marcá-lo com fita adesiva. No sábado esse material será dedetizado e encaminhado ao aterro", avisa o chefe da vigilância.

Prevenção

A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar o contato com a doença. Noventa por cento das pessoas contraem a dengue por meio de picada do mosquito, através de focos caseiros. Mais de 50% das larvas são encontradas nos pratos dos vasos de plantas.

O melhor método para se combater a dengue é evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti que é feita em ambientes com água parada, seja ela limpa ou suja. Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida. Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar qualquer recipiente de armazenamento de água, passe um pano grosso ou bucha nas bordas para remover os ovos do mosquito que podem estar nas paredes ou no fundo do recipiente. Esvazie as garrafas sem uso. Garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo. Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso, eles devem ser furados e guardados em lugar coberto. Mantenha as caixas d´água, poços, latões, cisternas e filtros bem fechados. Troque diariamente a água de bebedouros de animais, que devem ser guardados em locais frescos. E não se esqueça de lavar bem o recipiente com uma escova ou bucha. Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas. Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras e bromélias. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras. Todo material descartável que acumula água como por exemplos, copos de plástico, latas, tampinhas de garrafa e sapatos velhos devem ser esvaziados e jogados no lixo.


• Início das aulas na rede municipal

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba informa à população que o ano letivo de 2005 terá início no próximo dia 14 de fevereiro em todas as escolas da rede municipal de ensino, inclusive creches e Emei’s. Durante os dias 10 e 11 acontecerão reuniões pedagógicas e de planejamento entre funcionários e professores.


Beach Soccer 5 na Praia Grande

Torneio de futebol de areia integra programação da Secretaria de Esportes e Lazer

Continuam abertas as inscrições para o 1º Beach Soccer 5, que acontece neste domingo (30) no canto esquerdo da praia Grande. Algumas equipes tradicionais da cidade formaram times para participar dessa nova modalidade de futebol na cidade. O Smidi promete vir com força total, contando com Marcelo Yoyô, André Gil e Adílio; a equipe do Cruz de Malta contará com Willian Banana e o time da Silop também desponta como favorito, pois obteve bons resultados nos torneios disputados em 2004.

Segundo o Secretário Municipal de Esporte, Bittencourt Jr., o torneio pode ser o embrião de um campeonato maior. "Tem muita gente boa na cidade que vai querer participar. São 128 jogadores envolvidos em uma época em que o futebol está parado na cidade e o torneio também vai ser outra opção de lazer para os turistas".

As equipes serão formadas por cinco atletas, sem goleiro. O torneio deve contar com 16 equipes disputando partidas com dois tempos de 10 minutos e em caso de empate, será usado o critério de sorteio para definir quem passa a próxima fase. A quadra terá demarcação de 30 x 15 e os gols 1,20 x 1,20. Cada equipe pode inscrever até oito componentes (três reservas) e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão até o dia 28. O sorteio das partidas será realizado no domingo às 8h30 na praia Grande.

Damião Celestino, do Setor de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer, acha que é uma chance de desenvolver a modalidade em Ubatuba "Se a aceitação do pessoal da cidade for boa, vamos criar o circuito municipal".


• Última oportunidade para visitar a 1ª Mostra Itinerante de Artes Plásticas

A exposição mostra uma variedade de cores e formas que agrada a qualquer gosto

Termina neste domingo, dia 30, a 1ª Mostra de Artes Plásticas na Fundart, que traz diversas obras nos estilos acadêmico e contemporâneo. Depois do dia 30, só será possível apreciar a exposição em Campos do Jordão, para onde a exposição irá durante a temporada de inverno.

São mais de 185 obras, entre telas e esculturas. Cerca de 100 artistas do Litoral Norte Paulista, Vale do Paraíba e grande São Paulo, participaram da exposição, dentre eles, 16 ubatubenses. Técnicas diversas, que variam entre óleo sobre tela, acrílico, mistura de materiais, colagens, trabalhos com giz pastel e esculturas em madeira e em concreto celular.

A 1ª Mostra foi organizada através de uma parceria entre o Estúdio Neves Artes de Guaratinguetá e o Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart. O coordenador do evento e artista Paulo Alves, diz que é muito importante promover exposições desse porte em Ubatuba. "A 1ª Mostra conseguiu reunir na Fundart, obras de muita qualidade, divulgando a nossa arte e valorizando os artistas. Para nós, foi uma grande surpresa, a 1ª Mostra superou todas as expectativas, foi um sucesso". Em menos de um mês de exposição, foram mais de 5 mil visitantes.

A entrada da exposição é franca e o preço das peças varia de R$ 120 a R$ 9.000. O horário de visitação é das 15h às 22h. Não perca essa oportunidade!


• Artistas ganham espaço na Setur para expor a cultura caiçara

Um tema diferente a cada mês, expondo belezas e manifestações culturais de Ubatuba

A Secretaria de Turismo de Ubatuba inicia a partir desse mês uma série de exposições de arte e artesanato no Centro de Informações Turísticas, com o objetivo de divulgar a cultura caiçara aos turistas e aos próprios moradores da cidade.

As exposições serão temáticas e têm início todo dia 22 de cada mês. Todos os artistas ubatubenses estão convidados a participar. As obras ficarão um mês na Setur e depois serão encaminhadas para o Paço Municipal, onde ficarão expostas durante mais um mês.

Para a abertura da série, foi escolhido o tema "Pássaros da Mata Atlântica". Segundo o "birder" (guia para observação de pássaros), Carlos Rizzo, "esse tema é muito importante porque turistas do mundo inteiro procuram Ubatuba para observarem a nossa avifauna".

O Centro de Informações Turísticas de Ubatuba recebe, em média, 300 pessoas por dia. Sua localização, na praia do Cruzeiro, e a estrutura panorâmica permitem que o espaço se torne uma vitrine, favorecendo a visualização das obras. O Secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo diz que o objetivo da exposição é "valorizar nossos artistas e mostrar ao turista um pouco da nossa arte e da nossa gente. Nada mais justo do que abrir um espaço para a demonstração dos nossos melhores valores artísticos e culturais", completa Felipe.

Calendário

Janeiro/Fevereiro - Pássaros da Mata Atlântica
Fevereiro/Março - Plantas e Flores da Mata Atlântica
Março/Abril - O Corcovado de Ubatuba
Abril/Maio - Mães e Maternidade
Maio/Junho - Peixes e Pescadores
Junho/Julho - Praias de Ubatuba
Julho/Agosto - Primavera
Agosto/Setembro - Paz de Iperoig
Setembro/Outubro - Crianças
Novembro/Dezembro - É Natal!


• Tudo pronto para a 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu

Ubatuba recebe mais de mil praticantes da milenar arte marcial

A 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu começa neste sábado (29) no ginásio de Esportes Tubão, com a disputa do estilo Subfigth (sem kimono). As lutas serão disputadas com um tempo máximo de dez minutos, sendo que nos cinco minutos iniciais será computada apenas a finalização e em caso de empate, nos minutos restantes vale quem aplicar o primeiro golpe perfeito. Como novidade, Ubatuba será o palco de estréia das categorias Feminino e Master (acima de 35 anos). Os quatro melhores atletas de cada categoria receberão medalhas.

No domingo (30) é a vez do Jiu Jitsu (com kimono), nas categorias Masculino e Feminino, em todas as idades e faixas. As lutas duram de três a dez minutos, conforme a graduação dos atletas. As atividades tem início previsto para às 9 horas nos dois dias do evento. A organização espera a participação de mil e quinhentos lutadores no primeiro grande torneio de 2005. Ubatuba participará com cerca de trezentos atletas de diversas academias. Entre os destaques André Galvão, campeão mundial Absoluto em 2004. Ubatuba também tem atletas que devem subir ao pódio, como os irmãos Oziel e Joel Hecher, Natalício, Valdir, Tinho e Rodrigues.

Antes dos atletas irem ao tatame, acontece um curso de arbitragem na sexta-feira, dia 28, no Centro de Artes Marciais de Ubatuba. Podem participar atletas, professores e instrutores. O curso tem início às 20 horas e as inscrições podem ser feitas na rua D. João III, 165. A 8ª Copa Verão de Jiu Jitsu, é organizada pela FESP (Federação do Estado de São Paulo) com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O evento tem o patrocínio de Sorvetes Nestlé, Jija Bikes, PHM Pneus, Funerária Litorânea, Restaurante 100 Miséria, Maria Alves Mat. Construção, Di Tudo, Casa Fernandes, Cavec Yamaha e Djalma Auto Center.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.