19/11/2025  20h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
27/01/2005 - 19h54
À Secretária Municipal de Educação de Ubatuba
Corsino Aliste Mezquita
 

 

Carta Aberta a Srª Secretária Municipal de Educação de Ubatuba

Prezada Senhora,

Como já lhe comuniquei, na transmissão do cargo, não tenho hábito de voltar aos locais onde tive cargos diretivos uma vez que deles me afastei. Não será diferente em relação à Secretaria Municipal de Educação.

Entretanto continuarei a exercer a cidadania e defenderei minha honra quando atacada ou maculada por pessoas menos escrupulosas e desrespeitadoras dos direitos constitucionais do próximo.

Em relação ao meu comportamento e das equipes que comigo trabalharam, posso afirmar-lhe que, fizemos uma administração honesta, dinâmica, produtiva e respeitadora da Lei nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação - e toda a legislação federal, estadual e municipal relacionada à Educação e que, se alguém falar o contrário, e V. Sª, lhe der crédito, estará agindo levianamente, distraindo-se das tarefas estressantes da Secretaria e perdendo seu tempo.

Alertei-a para alguns cuidados especiais que deverá ter com alguns de seus colegas de secretariado e para os perigos de ser usada para desmoralizar a administração anterior e ou desviar dinheiro, prédios e veículos da Educação para outros fins que não aqueles para os quais são destinados. Pelas reportagens da Rádio Costa Azul, do dia 26.01.05, Vossa Senhoria já mordeu a isca em relação ao primeiro alerta e falou coisas que a realidade contraria e que em outra reportagem, no mesmo dia, sua assessoria contraditou quando afirmou: "Em Ubatuba não são necessárias construções ou reformas, todas as crianças serão atendidas sem quaisquer problemas". Alguns dos outros alertas já estão ocorrendo.

Vossa Senhoria e sua equipe sabem das dificuldades de manutenção que sempre apresentou o Prédio da EMEI Centro e dos constantes cuidados para mantê-lo limpo e em funcionamento. Parece que esses cuidados não existiram nos últimos dias e a situação do prédio se agravou como conseqüência das chuvas torrenciais dos dias 16 e 17/01/05 sobre um prédio velho, com telhado de telha francesa e outros problemas estruturais. Problemas que existem faz, aproximadamente, vinte anos que são os que aquele prédio atende a creche e que todas as administrações procuraram superar para poder atender as crianças. O agravamento da situação com as chuvas exige, da Secretaria Municipal de Educação, outras providências além da interdição, pela Vigilância Sanitária, com direito a BAND-VALLE, Rádio Costa Azul e entrevistas indicativas do desconhecimento da realidade.

O "Prestando Contas" que apresentamos a toda a comunidade de Ubatuba e gentilmente publicado no Jornal "A Cidade" nº 989 de 11/12/04, corresponde à realidade existente até 31.12.04. Posso informá-la que antes de publicá-lo conferi, prédio por prédio, a situação em que se encontrava cada um, para ser fiel à verdade. De todos ficou conhecido meu costume de conferir as realidades com meus próprios olhos e fazer minhas avaliações particulares. Como escrevi antes, alguns de seus assessores confirmaram, de público, o que estou afirmando. Pelas suas palavras, V.Sª não teve o cuidado de visitar os mais de 50 (cinqüenta) prédios da Rede Municipal de Educação antes de desmentir o "Prestando Contas".

Nossa responsabilidade com a Educação Municipal foi até o dia 31/12/04. Como a realidade é mutável e os problemas nos prédios, nas pessoas, e nas ações aparecem a cada dia não podemos ser responsabilizados pelas conseqüências causadas por fenômenos naturais ocorridos a posteriori e já na atual administração. Entendemos que os administradores deverão ser mais prudentes, mais honestos e realistas na divulgação de fatos que denigrem o município de Ubatuba e realizar ações positivas no sentido de construir imediatamente a creche já programada, projetada e prevista no orçamento para o terreno da antiga ELEKTRO e, desse modo, poder desativar, temporariamente e sem prejuízo do atendimento, prédios que precisam de reformas abrangentes ou de serem derrubados e substituídos por prédios modernos e adaptados às novas realidades, como é o caso do prédio da rua Paraná, 347.

Para concluir posso dizer-lhe que o êxito de sua administração e equipe, a frente da Secretaria Municipal de Educação, não será conseguido tentando desmoralizar a anterior. O êxito só será alcançado praticando ações inteligentes, nobres, eficientes, sábias, com visão de presente e de futuro que superem em grandeza, abrangência, diversidade e pluralismo o que foi feito anteriormente.

Apresento-lhes cordiais saudações.

Corsino Aliste Mezquita

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.