21/08/2025  02h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
06/05/2012 - 17h00
Cirurgia refrativa
 
 
Para quem quer se ver livre dos óculos

Pegar um livro para ler e não enxergar as letras ou estar na direção de um carro e não conseguir visualizar o que diz a placa de sinalização, são algumas situações que podem acontecer com pessoas que possuem algum tipo de problema na visão ou alguma dificuldade para enxergar.

Focalizar imagens é o que faz a nossa visão, que por meio de impulsos nervosos transmitidos ao cérebro nos permite visualizar coisas, pessoas, palavras e objetos. Quando isso não acontece e não há focalização, a imagem que vemos não é nítida. Começa aí alguns problemas na visão, que são os diferentes erros de refração como, a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Cada um com alguma característica diferenciada na dificuldade para enxergar. “A miopia, por exemplo, é a dificuldade que a pessoa tem para enxergar de longe. Já quem tem dificuldade de enxergar de perto pode estar com hipermetropia. Dentre outros erros de refração podemos citar o astigmatismo, dificuldade para enxergar de longe ou de perto e a presbiopia, mais conhecida como vista cansada, caracterizada pela dificuldade para enxergar de perto, principalmente devido à idade”, explica o oftalmologista do HCO, Marcelo Campos.

Dificuldade para enxergar, desconforto na visão e até dores de cabeça, lacrimejamento e ardência nos olhos podem ser sintomas de alguns problemas na visão que, de acordo com o oftalmologista, em sua maioria podem ser resolvidos facilmente. “Grande parte dos problemas de visão são corrigidos com medidas simples, como o uso de óculos e lentes. E em alguns casos o mais aconselhável é a cirurgia refrativa, indicada para quem já possui uma estabilização do grau”.

Marcelo Campos ainda explica que “a cirurgia é indicada para pacientes com idade a partir dos 18 anos e que querem ficar independentes dos óculos, corrigindo a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A cirurgia refrativa é a laser e dura apenas cinco minutos. A anestesia é feita com colírio, indolor e não necessita de jejum”. O oftalmologista ressalta que é no pré-operatório que é analisado as condições do paciente fazer ou não a intervenção. “No pré-operatório fazemos uma tomografia de córnea, para analisarmos dentre outras coisas a forma e espessura da córnea, indicando ou não a cirurgia. Pacientes com córnea muito fina ou irregular não estão aptos para a operação. Mas, segundo o oftalmologista outros fatores podem impedir a realização da cirurgia. “Pacientes que possuam alguma doença infecciosa como conjuntivite, úlcera de córnea, ceratite, entre outras, não podem ser submetidos à cirurgia de correção. É preciso primeiro tratar a doença. Estar com a saúde em dia é fundamental para realizar qualquer cirurgia”, finaliza.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.