20/08/2025  21h33
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/06/2012 - 17h10
Eficiência e tecnologia de mãos dadas
Rafael Rojas Filho
 

A mudança no cenário econômico nos últimos anos, com a estabilidade econômica, o controle da inflação, a diminuição do número de desempregados no País e o aumento da renda, criou uma nova realidade no varejo brasileiro, levando o distribuidor a ter um papel essencial nos negócios e no relacionamento entre indústria e ponto de venda. Apoiado pelo avanço da tecnologia, com ferramentas exclusivas para o setor, o distribuidor tem se tornado cada dia mais eficiente, aumentando ainda mais sua relevância nos negócios varejistas.

Antigamente, a indústria concentrava o abastecimento em poucas e grandes lojas, que priorizavam sempre os produtos campeões de vendas. Porém, de alguns anos pra cá, o consumidor migrou grande parte de suas compras para o pequeno e médio varejo, pela comodidade e atendimento. Com isso, a cobertura numérica e a atenção ao mix de produtos passaram a ser tão ou mais importantes para a indústria do que os volumes vendidos.

Colocar os produtos nos pontos de venda mais distantes e de menor porte, com o mix adequado a cada canal de venda, já é mais importante para a indústria do que simplesmente concentrar o abastecimento em poucas lojas, mesmo que grandes, ou com os produtos que mais vendem.

Essa nova necessidade, de abrangência comercial, competitividade de preços, agilidade logística e altos níveis de serviços, fez com que o distribuidor se transformasse em um novo protagonista no varejo brasileiro. Isso porque é o distribuidor que consegue atender às necessidades da indústria e do varejo. É ele quem faz toda a ligação entre estes dois elos da cadeia.

A realidade do distribuidor, hoje, é trabalhar a venda altamente fracionada, muitos pedidos, baixo ticket médio, prazos de entrega curtos e margens apertadas. Neste contexto, ele só poderá ser eficaz se puder contar com informação e processos muito precisos.

O principal aliado do distribuidor neste desafio é a tecnologia, que permitirá que seu desempenho seja muito mais dinâmico e seguro, fazendo com que os produtos estejam em todos os pontos de vendas, com mix, preços e quantidades adequadas.

É a tecnologia que permite que o distribuidor tenha em mãos, no momento da venda, todas as informações necessárias ao vendedor que atende ao varejista, desde estoque, preço e promoções dos produtos, até a confirmação de aceite e atendimento pleno do pedido. Tudo em tempo real, em questão de segundos.

Assim, soluções de software voltadas para a operação e serviços farão toda a diferença para que os produtos da indústria cheguem aos mais diversos pontos de venda, nas mais distantes regiões. É o distribuidor, com sua eficiente tecnologia e processos, o grande responsável por fazer essa complexa cadeia de abastecimento funcionar como um relógio.


Nota do Editor: Rafael Rojas Filho, sócio e diretor comercial da Target Solução em Distribuição.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.