20/08/2025  21h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
23/06/2012 - 17h00
Turismo: alternativa de desenvolvimento municipal
Sebastião Misiara
 

Prestigiar iniciativas a favor de projetos que estimulem o desenvolvimento do turismo nos municípios paulistas é a tônica do acordo firmado entre a UVESP e a Secretaria de Turismo. Tal parceria deu origem a um projeto que tem como principal objetivo sensibilizar cidadãos em geral e a classe política, em especial, a fim de que se tornem agentes políticos e econômicos com interesse em incrementar ações a favor do turismo.

Entre as medidas concretas que estão sendo postas em prática está o apoio de deputados e técnicos do governo e da Assembléia Legislativa na elaboração de medidas que promovam o turismo como alternativa de desenvolvimento.

A realização do “1º Encontro Estadual de Municípios de Interesse Turístico” que reúne representantes dos potenciais municípios turísticos, é um início bem sucedido de medidas para que os vereadores e prefeitos coloquem suas cidades no grupo de municípios de interesse turístico.

Instrumento de desenvolvimento econômico e social, capaz de fixar o homem a terra, distribuir a cultura e a renda nacional, turismo é o maior gerador mundial de empregos nos tempos atuais.

A parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado, graças ao apoio do deputado Itamar Borges, vale lembrar, tem o incremento do turismo como missão, na medida em que procura tornar acessível o serviço a todas as camadas da população.

Como proposição, o inteligente projeto do governador Geraldo Alckmin pretende preparar os municípios para o fortalecimento do seu potencial turístico. É preciso que ao lado das conquistas e avanços sociais, diminuam ainda mais o índice de desemprego, a marginalização e desigualdades. O caminho é fortalecimento do diálogo com o governo, com a iniciativa privada e a comunidade.

Os dados são positivos. Os brasileiros estão descobrindo seu país, nossa cultura, nossas belezas. O interior de São Paulo é promissor em cenários turísticos.

O turismo é fonte geradora de empregos. Para tanto é necessário estimular todos os setores, nesse sentido.

Nesse contexto, os prefeitos e vereadores são peças fundamentais. São eles que estão em contato direto com a população. Os legisladores podem contribuir na adaptação e elaboração de leis que promovam concretamente os avanços, de modo que as transformações ocorram na forma mais rápida, atendendo aos anseios do mundo moderno. Assim, além de empregos dignos, existirão perspectivas e compromissos com a competitividade e, consequentemente, com maior qualidade de vida da população. Essa questão, aliás, é importante. O município que não satisfaz o morador local nunca atrairá os tão esperados turistas.


Nota do Editor: Sebastião Misiara é presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil e diretor da Associação Paulista de Municípios.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.