20/08/2025  21h46
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
29/06/2012 - 06h00
Reforce sua imunidade durante o inverno
Maria Fernanda Elias
 
Uma boa nutrição é a base para um sistema imunológico saudável. Saiba porque!

O fortalecimento do sistema imunológico é vital para que o organismo se mantenha saudável, principalmente com a chegada do inverno, quando os problemas respiratórios se tornam mais frequentes, assim como, gripes e resfriados.

A função do sistema de defesa é manter o controle sobre os invasores externos (como vírus e bactérias) e eliminá-los do organismo. De modo geral, os principais mecanismos para que isso ocorra incluem barreiras - como a pele e as células do trato gastrintestinal, boca e nariz - e moléculas especializadas, que reagem rapidamente às infecções.

Crianças pequenas, que ainda não têm o sistema imunológico devidamente desenvolvido, e indivíduos na terceira idade estão mais susceptíveis às infecções e, portanto, deve-se redobrar a atenção nessas situações.

Além disso, alguns hábitos relacionados ao estilo de vida moderno podem enfraquecer o sistema imune, tornando-o vulnerável aos agentes invasores. Dentre eles, destacam-se o estresse, má alimentação e poucas horas de sono.

Uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para garantir que o organismo se mantenha fortalecido. A vitamina C costuma ser o nutriente mais lembrado, entretanto, a ingestão adequada de betacaroteno, vitaminas A, B, D, E, polifenóis, ômega-3, ômega-6, zinco, selênio, cobre é fundamental para a boa atuação dos mecanismos imunológicos.

Inclua diariamente no seu cardápio os seguintes alimentos: frutas, verduras e legumes (fontes de betacaroteno, vitaminas e polifenóis), peixes marinhos (ômega-3, ferro, cobre, zinco), cereais integrais e oleaginosas (ômega-6, selênio, vitaminas) e alimentos lácteos (vitaminas A e D).

Os suplementos nutricionais também contribuem para a ingestão dos nutrientes que fortalecem o sistema de defesa.


Nota do Editor: Maria Fernanda Elias é Nutricionista, Mestre em Saúde Pública e Doutoranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.