20/08/2025  20h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
16/07/2012 - 17h00
Tecnologia para o setor público
Lício Kolhy
 

Verdadeiras aliadas do setor público, as soluções de inteligência na área de Tecnologia de Informação (TI) contribuem para a organização e integração de processos e áreas, além de facilitar a democratização das informações e a ampliação da prestação de serviços para a população. Essas tecnologias promovem ainda a inclusão digital, facilitam a distribuição de banda larga e incentivam os trabalhos comunitários.

Embora sejam utilizados em qualquer setor da economia, os sistemas de informação ficaram mais associados, na área pública, a temas como cobranças e prestação de contas.

O fato é que as ferramentas de TI que temos atualmente à disposição são responsáveis pela realização de diversas atividades em prefeituras e subprefeituras, desde a área contábil - para facilitar a prestação de contas - à disponibilização de inúmeros serviços à sociedade, como os portais da transparência, que divulgam os gastos e investimentos dos governantes.

A prefeitura de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, é um bom exemplo de contabilidade transparente. Os gestores e funcionários públicos da cidade utilizam diversas ferramentas para que a sociedade acompanhe os gastos e investimentos da Prefeitura.

O interessante é que a tecnologia não pára de se reinventar. A cada minuto, em todo o mundo, há uma nova solução ou programa de software com uma versão mais moderna do que a atual. Este é um mercado que não pára de crescer e que exige que as empresas desenvolvam sempre inovações.

Esse fato faz com que o segmento de TI seja formado, em sua grande maioria, por companhias de pequeno ou médio porte. E são elas as principais responsáveis por atender a alta demanda do mercado público, tendo neste setor um dos mais promissores para a geração de negócios.

Atualmente, muitas empresas não utilizam mais tanto papel quanto antigamente. Pelo contrário, o que mais aumenta é a circulação de documentos eletrônicos. E, em breve, também não haverá mais papeis em prefeituras e municípios. A tendência é que não só as metrópoles estejam inseridas neste contexto, mas diversas cidades de diferentes portes e regiões do Brasil.

Em pouco tempo, ninguém mais vai precisar declarar Imposto de Renda, preenchendo formulários e anexando documentos e informações. Com todo o cruzamento de dados, será possível à Receita Federal saber o valor do IR e emitir o tributo.

A TI também contribui para a segurança nas cidades, com a integração entre os sistemas de rastreamento e o de câmaras, ajudando em casos de polícia. Em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, tudo em relação à Defesa Civil é monitorado e integrado com soluções que “conversam” entre si. O município utiliza também o videomonitoramento para identificar e traçar as áreas de risco. Na eventualidade de qualquer ameaça, o sistema dispara para a comunidade um sinal para evacuar a área sob risco.

Cada vez mais, a tecnologia faz parte da rotina de municípios e prefeituras. Podemos afirmar que há um movimento positivo para a expansão dos serviços de TI na área pública. Mas é preciso que haja uma efetiva união das empresas para atender às necessidades deste setor. Muitas delas ficam, de certa forma, escondidas embaixo de grandes monopólios, prejudicando o próprio mercado e a sociedade em geral.

E isso é um grande entrave ao desenvolvimento das próprias empresas e do país, que depende de inovação e, principalmente, de novas soluções para aumentar a sua competitividade.


Nota do Editor: Lício F. Kolhy é vice-presidente de Associativismo e Sustentabilidade da Assespro-SP.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.