20/08/2025  17h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
27/07/2012 - 17h01
Blindagem ao plágio
Reginaldo Gonçalves
 
A saída pode estar na ação dos professores e das escolas

A constante evolução dos sistemas informatizados leva a uma maior facilidade na atualização e contínua conexão com o mundo externo mas, infelizmente, pode se transformar em um problema bastante sério quando utilizado para minimizar trabalhos acadêmicos e de conclusão de cursos na graduação e pós-graduação.

Muitos alunos, além das obrigações profissionais do seu dia a dia, tem de buscar a informação que poderá se transformar num diferencial competitivo perante a concorrência. Para alguns desses alunos, a situação de ter de obedecer a horários fixos para estar na Instituição e a presença mínima exigida pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura, pode acabar minando a possibilidade de frequentar as aulas, em virtude de problemas particulares ou com as organizações empregadoras.

A pressão é comum a todos os alunos e a exigência de trabalhos por docentes pode ser um grande entrave ao aprendizado fora de sala de aula. Por causa disso, muitos alunos poderão - para economizar tempo ou desconhecimento - praticar crime e copiar literalmente textos sem ao menos citar os autores que serviram de base para a pesquisa.

Inúmeros sites que vendem trabalhos acadêmicos prontos estão à disposição; parece que isso se tornou praxe, inclusive de políticos que compram projetos prontos para apenas incluir o nome e colocar na pauta de votação, como é o caso do "kits de atuação política" por R$ 19,99 de propriedade do mineiro Manoel Amaral e está no site www.casadosmunicipios.com.br além de outros veiculados pela própria Rede Globo.

Algumas instituições de ensino estão se modernizando nesse sentido. Não basta somente que a instituição tenha interesse, mas que o aluno saiba desde o primeiro dia de aula dos problemas que poderão ocorrer se houver o desenvolvimento de trabalhos cujo "Ctrl C Ctrl V" seja utilizado de maneira indiscriminada e sem qualquer limitação. Para esse requisito há a necessidade que os professores tenham regras bem estabelecidas e que qualquer trabalho acadêmico tenha a mesma exigência e o crivo do docente, para checar se há algum indício de cópia, seja parcial ou total. É necessária uma ação mais forte do docente, para que, com o apoio institucional, o aluno esteja consciente que o plágio configura um crime.


Nota do Editor: Reginaldo Gonçalves é coordenador de Ciências Contábeis da FASM (Faculdade Santa Marcelina).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.