20/08/2025  17h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
28/07/2012 - 12h08
Educação e tecnologia
Varlei Ramos
 
Como estimular a busca pelo conhecimento na era digital?

Tablets, smartphones e acesso remoto a Internet já fazem parte do cotidiano de crianças e jovens em fase escolar. Em meio à tecnologia, que rouba a atenção da grande maioria das crianças e adolescentes, levar a educação para dentro deste cenário é o grande segredo do conhecimento na era digital.

A velocidade do mundo está associada à tecnologia e na educação não pode ser diferente. O benefício de aparelhos portáteis, como tablets e smartphones, é imenso, o mundo está disponível na palma da mão, mas temos que incentivar o hábito de buscar informação de qualidade através destas ferramentas. O resultado pela busca de conhecimento na Internet é muito rápido e eficaz, nos permite ver diferentes pontos de vistas e diversas opiniões sobre um único assunto para formarmos nosso próprio conceito.

Nos estudos tudo fica mais simples, qualquer dúvida pode ser sanada em poucos segundos. Hoje, os profissionais de educação tem o desafio de incorporar tais tecnologias ao ensino. A grande vantagem é que o jovem lida muito bem com essas ferramentas. De que maneira, então, unir tecnologia e conhecimento?

Na era da web temos que explorar a busca pelo conhecimento de uma maneira prática e descontraída. O uso de aparelhos portáteis já é uma realidade, juntamente com as redes sociais. Temos que incentivar e promover ações de ensino prático, com temas de interesse e desafios, utilizando a linguagem do jovem considerando que toda forma de ensino é avaliada a médio e longo prazo. Quanto mais rápido incentivarmos os estudantes a usarem uma ferramenta interessante, menos tempo vamos perder.

O emprego da tecnologia com fins educacionais é sempre bem-vindo. Em sala de aula, podemos desenvolver ótimos trabalhos individuais ou em grupo com uso de aparelhos modernos. Existem excelentes programas que exploram o lado criativo do estudante, atingindo até mesmo os alunos mais introvertidos e chamando a atenção dos mais distraídos.

As escolas que não entrarem na era da tecnologia serão cada vez menos atrativas. O interesse do jovem por tecnologia é muito grande, sendo assim, profissionais terão de atualizar a forma de ensino. A dica já está aí: sabemos do alto interesse do jovem pela tecnologia, basta incorporar aos programas educacionais e reconhecer o desempenho dos alunos. Facilmente poderemos identificar talentos.

Por meio de ferramentas simples, como o PIC 10 - Programa de Incentivo ao Conhecimento, lançado recentemente ao mercado nacional de educação, é possível incentivar o estudante a buscar informações de cultura, atualidades, história, cinema, geografia e artes através da tecnologia. É um sistema completo que utiliza recursos de som, imagens, provas com tempo e desafios. O estudante será sempre contemplado pela sua participação, ganhando troféus, medalhas virtuais, prêmios como tablets, netbooks, TVs32, computadores e smartphones.

Mais do que estimular os jovens a unir tecnologia e educação, reconhecê-los pelas conquistas também é uma maneira de incentivá-los a continuar valorizando os meios tradicionais de ensino, mas também, colocando a disposição uma ferramenta complementar de educação.


Nota do Editor: Varlei Ramos é idealizador e diretor do Projeto PIC 10 - Programa de Incentivo ao Conhecimento (www.pic10.com.br), lançado recentemente no mercado brasileiro de educação, com o objetivo de estimular conhecimentos gerais em estudantes e premiar os que obtiverem as melhores pontuações com prêmios como tablets, computadores, TVs e smartphones.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.