20/08/2025  15h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
07/08/2012 - 11h00
Pintas: manchinhas que merecem atenção
 
 

As pintas ou manchas são sinais na pele provocados por diversos fatores e passam despercebidas pela maioria das pessoas. Mas, o que muitos não sabem, é que esses pequenos sinais podem causar problemas sérios, se não tiverem a atenção que merecem. Denominadas cientificamente de nevos, as pintas são lesões que aparece devido, aglomerados de células produtoras de melanina, responsáveis pela pigmentação da pele. Elas podem surgir ao nascimento ou ao longo da vida, por predisposição genética ou por exposição ao sol.

Quem apresentar grande quantidade de pintas e notar um aumento rápido delas, deve ficar alerta e procurar um especialista. “Sempre que houver alteração em uma pinta é bom ir ao dermatologista. A alteração pode ser no tamanho, na borda ou na cor. Lesões com mais de uma cor, escuras ou pretas são geralmente preocupantes. Outro sinal de alerta é se a pinta começa a sangrar ou crescer. Qualquer lesão nova que surgir deve ser avaliada”, recomenda a dermatologista Juliana Gumieiro.

De acordo com a especialista, qualquer modificação nas pintas deve passar por avaliação do dermatologista. “As pintas suspeitas são sempre retiradas. O dermatologista fará um exame específico da lesão para analisar suas características microscópicas e resolver se será necessário a retirada ou o acompanhamento da lesão”, afirma. No procedimento o dermatologista realiza uma pequena cirurgia e encaminha a pinta retirada para análise. “A cirurgia pode ser feita no consultório e com anestesia local. Após a retirada, a lesão é encaminhada para a análise histopatológica para verificar o tipo da pinta e se ela é uma lesão benigna ou maligna”, explica.

Prevenção

Mesmo em relação às pintas, ainda é possível evitar futuros problemas. A dermatologista explica que o protetor solar continua sendo o maior aliado da pele nesses casos, protegendo-a e evitando vários problemas. “O protetor solar é a principal ferramenta para proteção contra o câncer de pele e surgimento de novas pintas. Deve ser usado diariamente e reaplicado três vezes ao dia. O fator de proteção solar indicado geralmente é o 30”, recomenda.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.