20/08/2025  15h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
20/08/2012 - 15h00
Corridas atraem cada vez mais adeptos
 
 

A corrida é uma das atividades físicas que vem ganhando destaque não somente na mídia, mas também em relação à quantidade de esportistas que vem incluindo esta atividade na rotina de exercícios. Isso é notável pela quantidade de maratonas que são cada vez mais divulgadas e que a cada edição, reúnem muito mais corredores.

Correr passou a ser uma atividade em que as pessoas se encontram, reveem amigos e conhecem novos adeptos. Mas, além de tudo é um exercício que ainda exige cuidados. Segundo o médico especialista em medicina esportiva, Fabrício Franco Naves o atleta precisa respeitar o seu corpo. “Treinar pouco não gera adaptação, mas treinar muito e não respeitar os períodos de recuperação pode provocar lesões”, afirma Fabrício. Ele ainda explica que, além desses cuidados, é fundamental, principalmente para os iniciantes, que se aprenda a técnica correta para correr, com braços dobrados em 90º, coluna alinhada ao pescoço, flexionar os joelhos quando passar a perna para trás e tocar o solo primeiro com o calcanhar. “Isso irá gerar economia de movimento e evitará postura incorreta. Incorporar na rotina, treinos de flexibilidade e fortalecimento muscular, se possível pelo menos duas vezes por semana, também colabora para evitar lesões”.

Hoje as maratonas e corridas oferecem aos corredores vários níveis de dificuldade e distâncias as serem percorridas. Outro fator observado pelo especialista são alguns cuidados que os adeptos destas provas devem ter. “Antes de tudo, quem decide participar de corridas, deve realizar treinos específicos para a distância e características da prova, como altimetria e condições climáticas. Se isso não for feito, as chances de lesões aumentam muito”, destaca Fabrício Naves, que ainda ressalta. “Respeite os limites de seu corpo e corra com prazer. Se não gostar da corrida, procure um exercício físico que primeiramente goste de praticar. Entenda que o descanso faz parte do treinamento e passe a realizar treinos de força e flexibilidade específicos para a corrida. Para aqueles que gostam de ouvir música, saibam que, principalmente, durante as corridas na rua, essa prática pode ser arriscada, pois pode desviar a atenção de avisos como buzinas ou até mesmo o som de um ciclista desatento se aproximando”.

Benefícios da corrida

Fabrício Franco ressalta alguns dos benefícios que este esporte proporciona para à saúde de quem o pratica. “Não só a corrida, mas os exercícios que possuem metabolismo predominantemente aeróbico como a natação e o ciclismo trazem enormes benefícios para quem os pratica. Entre eles, talvez o mais importante seja o relacionado à melhora da aptidão cardiorrespiratória e consequentemente, da capacidade funcional. Isto significa que, com o treinamento regular, o corpo se adapta e passa a suportar esforços cada vez maiores”, afirma o especialista em medicina esportiva.

O médico ainda explica que, para um atleta, isto representa uma melhora do tempo de prova, mas para um sedentário, representa um grande aumento na qualidade de vida, como ter mais disposição para brincar com os filhos ou netos, vida sexual mais ativa, melhor rendimento no trabalho, mais independência, maior autoestima e portanto, mais saúde. Mas, os benefícios não acabam por aí! O profissional ressalta que com o treinamento regular, em pouco tempo nota-se a melhora de alguns marcadores diretamente relacionados com a qualidade de vida e a prevenção de doenças cardiovasculares e crônico-degenerativas, como a diminuição da frequência cardíaca de repouso, adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, diminuição da pressão arterial, aumento dos níveis de HDL (colesterol bom), diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim), melhora da imunidade e redução de fatores pró-inflamatórios (apenas com a prática regular da corrida, respeitando-se os períodos de descanso), melhora do padrão do sono, do humor, da saúde óssea e diminuição da incidência de alguns tipos de câncer.

Quais os cuidados ao participar de uma corrida?

O especialista em medicina esportiva orienta que no dia da prova deve se respeitar algumas regras para evitar problemas e também obter um melhor rendimento. São elas:

• Aquecimento: sempre se aquecer por aproximadamente dez minutos antes do início de qualquer exercício e, principalmente, durante uma competição;

• Alongamento: se fizer parte da rotina de treinos do corredor, pode alongar, se não, fique tranquilo, o importante é preocupar-se com o aquecimento antes da prova;

• Hidratação: ingerir aproximadamente 500 ml de água durante as duas horas que antecedem a corrida;

• Alimentação: sucos naturais, frutas, pães, queijos brancos devem ser consumidos preferencialmente de 1,5 a 2 horas antes da prova. Durante a corrida e principalmente durante dias quentes e provas que duram mais de uma hora, se hidratar a cada 15 minutos (preferencialmente isotônicos) e repor carboidrato de rápida absorção a cada 30 minutos. Após a prova, continuar se hidratando e se alimentar para repor os estoques de glicogênio muscular;

• Vestimenta: as roupas devem ser confortáveis e leves e, se possível, o atleta deverá possuir pelo menos dois pares de tênis para revezar durante os treinos. Tênis que já ‘rodaram’ muito devem ser trocados. Uma dica importante é a de nunca usar um tênis novo durante uma prova. Um tênis novo, ainda pouco testado, pode gerar pontos de atrito e causar desconforto.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.