14/09/2025  23h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
09/02/2005 - 13h08
Fim de férias: é tempo de cuidar da pele
 
 

Com o término da temporada, cresce nos consultórios dermatológicos a procura por tratamentos que solucionem complicações originadas por agentes agressores do verão (raios solares, calor, sal do mar, cloro e vento). Por ser o maior órgão do corpo humano, a pele fica naturalmente mais exposta às agressões ambientais. Os riscos aumentam com a exposição ao sol de maneira abusiva em busca de um bronzeado rápido. A Drª Fabíola Tasca, dermatologista da Triple A Serviços Médicos, faz recomendações que podem solucionar as ocorrências mais comuns do verão:

1. Hidratação

"É necessário reconstruir a barreira cutânea perdida no verão. Essa camada mantém as células da superfície unidas a fim de reter água e evitar o processo de desidratação", afirma a Drª Fabíola, que indica cremes à base de Uréia, Lactácio de Amônia, Aloe Vera, vitamina E e Ceramidas. Hidratantes, em forma de loção ou gel, e sabonetes neutros, suaves e à base de glicerina também estão na lista de recomendações. "Os sabonetes infantis são ideais, já que, depois de um período de sol e mar, a pele fica sensível como a de um bebê". Face, pescoço e colo necessitam de produtos com vitamina C, que combate a formação de radicais livres e retarda o envelhecimento cutâneo.

2. Queimaduras provocadas pelos raios ultravioleta

Abusou do sol? A pele está vermelha e ardida? A saída é abusar do hidratante e da ingestão de líquidos (especialmente água, sucos e água de coco). Os casos mais graves devem ser tratados com antiinflamatórios e analgésicos, sob prescrição médica. Merece atenção o fato de que queimadura solar, com vermelhidão e pele descascada, aumenta em 50% o risco de câncer de pele. Por fim: a pele descascada é mais superficial e sensível. Quando isso acontece, deve-se passar longe do sol.

3. Acne e micose

A micose, infecção superficial causada por fungos, é recorrente entre pacientes que passaram o verão na praia e pode aparecer em qualquer região do corpo. O tratamento é relativamente simples, mas o uso de medicamentos só deve ocorrer após avaliação médica. A acne é outra complicação, já que os sintomas tendem a aumentar durante o verão, devido à maior oleosidade e ao uso intenso de filtros solares.

4. Cabelos ressecados

Além de queimar a pele, o sol também danifica os fios de cabelo. A dermatologista recomenda o uso de cremes para pentear, sem enxágüe, com filtro solar e uso de bonés ou chapéus. "As pessoas que possuem cabelos loiros, naturais ou clareados devem usar xampus anti-resíduos para retirar o cloro. Quem tem cabelo oleoso deve verificar se não é o caso de substituir o xampu para um de cabelos normais, já que os fios estarão provavelmente mais ressecados", explica a dermatologista. É interessante estabelecer uma rotina de hidratação do cabelo, em casa e no salão de beleza: tratamento caseiro duas vezes por semana e a cada 15 dias com o profissional.

5. Manchas causadas pelo sol

Provocadas por respingos de limão, laranja e frutas ácidas ou pelo uso de perfume na pele exposta ao sol, as manchas escuras podem dar origem a bolhas, acompanhadas ou não de coceira e ardência local. O tratamento é feito com cremes à base de hidroquinona, ácido retinóico e corticóides.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.