20/08/2025  09h46
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
26/09/2012 - 17h00
Os militares e o PT
José Nivaldo Cordeiro
 

As elites militares brasileiras sempre tiveram papel preponderante na política nacional. Direta ou indiretamente se envolveram com todos os grandes acontecimentos de nossa história, desde as guerras de libertação, a Proclamação da República e o próprio assim chamado regime militar. Quando vigiam governos civis movimentos militares não foram raros, quase ao ponto da sedição.

Ocorre que nos últimos dez anos de governo do PT os militares emudeceram e têm guardado um silêncio cúmplice com as ações do partido governante. Como explicar? Toda a gente achava que havia um abismo entre a elite militar e os socialistas do PT. Será?

Os militares nunca gostaram do Partido Comunista - o Partidão - porque este sempre se colocou a serviço de governos estrangeiros. Essa subserviência desagradava não apenas aos militares, mas a toda elite nacional. É inadmissível para dirigentes brasileiros a hipótese de governantes estrangeiros imperarem por aqui. Mas eles jamais foram liberais e sempre desposaram as ideias que colocam o Estado como fonte do desenvolvimento e como expressão do poder nacional. Basta ver que, embora não apoiassem a revolução de Getúlio Vargas, a ele deram todo apoio para que instalasse uma longa e dura ditadura.

A inovação do PT é que ele fundou o Foro de São Paulo, que outra coisa não é que não a tentativa de fazer do Brasil a sede do movimento revolucionário latino-americano. Será talvez, o Foro de São Paulo, a manifestação imperialista ‘brasileira’ mais explícita da história. E, ao fazê-lo, o PT seduziu os militares, pois outra coisa não pensa nossa elite castrense, que não a ideia de que a América do Sul é o território de sua ascendência. A prova histórica disso foi a visita que João Figueiredo fez a Ronald Reagan para comunicar que o Brasil não toleraria o desembarque de tropas inglesas no solo continental, por ocasião da Guerra das Malvinas, e mais: que o Brasil entraria na guerra tão logo isso acontecesse, para expulsar os invasores.

O Foro de São Paulo é hoje o condutor da política externa brasileira, Sul-Sul, que busca dar plena autonomia à diplomacia, especialmente diante das posições dos Estados Unidos. Bem sabemos que os militares sempre tiveram suas suspeitas e má vontade para com a grande nação do Norte. Por muito pouco Geisel rompeu um histórico tratado militar nos seus tempos de governante.

A diferença fundamental entre o PC histórico e o PT é essa, que este último pretende implantar seu reino imperial por aqui, tornando Brasília a capital do novo Estado soviético renascido. Isso bastou para que a elite castrense não apenas aceitasse sem ruídos o novo governo, mas viesse a apoiá-lo em suas empreitadas diplomáticas: Haiti, Zelaya, FARC, Equador, Paraguai. Onde o Brasil teve que atuar ou ceder para fortalecer parceiro tudo foi feito, sob o silêncio cúmplice dos militares.

É isso que explica a relativa calma dos quartéis na última década. O PT deu aos militares a plataforma imperialista com que tanto sonharam.


Nota do Editor: José Nivaldo Cordeiro (www.nivaldocordeiro.net) é executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL - Associação Nacional de Livrarias.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.