20/08/2025  09h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
29/09/2012 - 08h23
Amor, justiça e paz
Hélio Daniel Cordeiro
 

Ultimamente tenho refletido sobre o conceito de “fraternidade humana” através do diálogo das idéias racionais do Ocidente com as idéias místicas do Oriente.

Tenho pensado (como outras pessoas o fizeram e o fazem) de como seria um mundo sem guerras e com paz plena. Um mundo em que todas as pessoas tenham direito à vida e onde este direito seja respeitado. Um mundo em que todos os seres humanos, de todas as etnias, possam trabalhar em comum pela causa maior do universo, em um ambiente de amor, justiça e paz.

Uma fraternidade universal, como expressa pelo conceito grego de ágape (amor altruísta entre os seres humanos).

Agora eu gostaria de avançar um pouco nessa reflexão. As palavras portuguesas para “amor”, “justiça” e “paz” vêm do latim.

“Amor” (amor) em português pode significar afeição, compaixão, fraternidade e misericórdia. “Justiça” (iustitia) diz respeito à igualdade de todos os cidadãos perante a lei, visando manter a ordem social. Já a expressão “paz” (pacem = absentia belli) pode ser definida como o estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbação, violência ou guerra.

Em um mundo marcado por tantas guerras (entre países e em conflitos bélicos civis internos) e em sociedades massacradas por tantos problemas como violência, poluição e corrupção, toda iniciativa de promoção do amor, da justiça e da paz é bem-vinda.

Ao longo da história e em diferentes países têm surgido, de tempos em tempos, homens e mulheres dedicados a promover a paz e a fraternidade em nosso planeta.

Herdeiro da antiga e complexa tradição do hinduísmo (surgida entre 4.000 a 6.000 mil anos a.C.), o filósofo Jiddu Krishnamurti escreveu: “Um dos principais problemas do mundo é a guerra - não importa se ofensiva ou defensiva.” Por sua vez, o líder hindu Mahatma Gandhi disse: “Não há caminho para a paz. A paz é o caminho.”

Desde o século XIX houve um maior intercâmbio da racionalidade do Ocidente com a mística do Oriente. Ao longo do século XX o hinduísmo influenciou pessoas como o filósofo austríaco Rudolf Steiner e o músico inglês George Harrison.

O budismo (fundado por Siddhartha Gautama - o Buda -, que nasceu e viveu no atual Nepal entre os séculos VI e IV a.C.) também não é só uma religião, mas um sistema ético e filosófico. Entre alguns budistas famosos, constam o escritor alemão Hermann Hesse e os atores estadunidenses Richard Gere e Sharon Stone.

Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso (14º Dalai Lama, líder religioso do budismo tibetano), disse: “Amor, compaixão e tolerância não são luxos, são necessidades. Sem eles, a humanidade não sobrevive. Se você tem uma fé ou uma religião, ótimo. Mas pode-se viver sem fé ou religião se houver amor, compaixão e tolerância.”

Para o filósofo Karl Christian Friedrich Krause haveria na humanidade a unidade do Espírito e da Natureza. A humanidade compõe-se de seres que se influenciam reciprocamente e estão vinculados a Deus. Por seu lado, o ex-Beatle John Lennon cantou o sonho da paz universal com sua célebre canção “Imagine”, de engajamento mais social.

A lista de pensadores, artistas, cientistas, religiosos e ativistas em geral em prol do amor, justiça e paz pelo mundo é grande. Para todas as pessoas interessadas em promover estas três palavrinhas, também vale a sugestão de Marion Lawense: “Semeie um pensamento e você colherá um ato. Semeie um ato e você colherá um hábito. Semeie um hábito e você colherá um caráter. Semeie um caráter e você colherá um destino.”

Em minha experiência profissional tenho tido contato com diferentes culturas, religiões e povos que, com suas instituições em diferentes áreas de atuação vêm trabalhando para a promoção da fraternidade humana e para a melhoria da vida no planeta Terra.

Gostaria de citar algumas dessas instituições, entre as mais conhecidas internacionalmente:

Anistia Internacional: ONG com mais de três milhões de pessoas, presente em mais de 150 países, voltada para a defesa dos direitos humanos. Foi fundada em 1961 e sua sede é em Londres (Inglaterra).

Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Organização humanitária neutra e independente para a proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência. Fundada em 1863, sua sede é em Genebra (Suíça).

Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos: Órgão das Nações Unidas dedicado à promoção e proteção dos Direitos Humanos garantidos pela legislação internacional e estipulados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1993.

Greenpeace: ONG com escritórios espalhados em quarenta países, atua em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Fundado em 1971 no Canadá por imigrantes americanos, sua sede é em Amsterdã (Holanda).

Human Rights Watch: ONG internacional que pesquisa e advoga no campo dos direitos humanos. Cria relatórios sobre violações aos direitos do homem com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para abusos existentes e para criar pressão sobre os governos. Fundada em 1978, está sediada em Nova York (Estados Unidos).

Médicos sem Fronteiras: ONG que oferece ajuda médica e humanitária a situações de emergência em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. Fundada em 1971 por jovens médicos e jornalistas franceses.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura: Objectiva contribuir para a paz e a segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. Foi fundada em 1945 e sua sede é em Paris (França).

Prêmio Nobel da Paz: A sua primeira entrega foi em 1901 e desde 1905 o prêmio é escolhido anualmente pelo Parlamento norueguês. Visa distinguir pessoas ou organizações que tenham contribuído para a fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz.

Transparência Internacional: ONG voltada para a luta contra a corrupção. Divulga anualmente um relatório no qual se analisam os índices de percepção de corrupção dos países do mundo. Foi fundada em março de 1993 e encontra-se sediada em Berlim (Alemanha).

Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça: Sua principal função é de resolver conflitos jurídicos a ele submetidos pelos Estados e emitir pareceres sobre questões jurídicas apresentadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ou por órgãos e agências especializados acreditados pela Assembléia da ONU. Foi fundado em 1946 e sua sede é em Haia (Holanda).

World Wide Fund for Nature: ONG internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. Fundada em 1961 na Suíça por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza.


Nota do Editor: Hélio Daniel Cordeiro, filósofo, colabora com diversas colônias imigrantes para a divulgação de suas manifestações culturais, em prol da fraternidade entre os povos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.