20/08/2025  04h26
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
12/10/2012 - 12h00
Posicionamento: qual é o seu?
Helio Moreira
 

Na busca constante pela singularidade em tempos de competição acirrada pela atenção dos consumidores, as empresas buscam criar ainda mais valor para suas marcas. E posicionar-se corretamente é um dos pontos importantes para a estratégia do negócio, atraindo os olhares de forma inovadora. Pois, inovar é alterar a forma de algo estabelecido para criar algo novo. Uma inversão de valores, onde o objetivo é criar novas experiências.

Esse termo vem sendo muito comentado entre os micros, pequenos e médios empreendedores e com razão, pois a sobrevivência do negócio em um mercado altamente competitivo exige muita diferenciação, informação, disciplina e uma excelente estratégia para manter a marca sempre bem posicionada. O posicionamento é o elo entre a estratégia e a execução.

Mas o que é posicionamento? O que ele proporciona? Como posicionar? E por que é tão valioso nos dias de hoje.

Para melhor compreender negócio e marca, é necessário olhar ambos como uma coisa só. Se de um lado o negócio define o que vamos oferecer ao mercado, do outro, a marca confere credibilidade.

Portanto, é mais importante conhecer quem ‘você é’ do que para onde ‘você está indo’, uma vez que o mercado muda constantemente. E, nessas mudanças aceleradas e intensas é preciso posicionar e reposicionar. Nesse momento, rever os conceitos é fundamental.

Essa etapa é necessária para manter a marca competitiva e suportar as intempéries do mercado. Neste caso, olhar para dentro do seu negócio e encontrar novos caminhos torna-se um fator determinante para alcançar ou manter-se na liderança.

Para obter um posicionamento coerente e estratégico, é necessário definir três premissas básicas. Sua estratégia, diferenciais e experiências. Para isso, é preciso olhar a essência do negócio e questionar-se sobre sua verdadeira alma. É necessário entender que o sua empresa é um sistema vivo que precisa adaptar-se conforme as mudanças. Colocar em prática um planejamento coerente e não ficar só se espelhando no concorrente que faz melhor que você.

Conforme o posicionamento adotado, atributos ainda maiores precisam ser transmitidos para os consumidores, como a experiência de seu serviço ou produto. É neste momento que o empreendedor precisa equilibrar a lógica racional e matemática com a sensibilidade, de modo a agregar valor e influenciar as pessoas.

Uma boa empresa é aquela que, além de produzir com excelência aquilo que se propôs, consegue transmitir uma experiência positiva de seu serviço e de sua marca. E tudo isso começa com um bom posicionamento.


Nota do Editor: Hélio Moreira é formado em Publicidade, Desenho Industrial e MBA em Branding, Hélio Moreira é diretor da NewGrowing Design & Branding (www.newgrowing.com), que atua no mercado de branding e design há sete anos, e tem por objetivo agregar valor às marcas, através de uma visão sistêmica e arrojada da gestão de marcas e do design. A empresa oferece ações em processo de pesquisa, identidade e gestão de marca. E ainda conta com cases bem sucedidos para empresas das áreas de construção, beleza, saúde, gastronomia, entre outras.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.