20/08/2025  04h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
14/10/2012 - 08h00
Nutracêuticos, os alimentos `urbanos´
Kali Nardino
 

Os nutracêuticos, sem sombra de dúvida, são uma tendência mundial de consumo. As pessoas vivem cada vez mais e num ritmo mais acelerado, e por isso necessitam de soluções urbanas, práticas, rápidas, saudáveis e portáteis que ajudem na busca diária pelo bem-estar e saúde dentro de um ambiente urbano. Além disso, estudos já comprovam os efeitos positivos dos alimentos funcionais, com nutrientes capazes de fornecer, além da nutrição básica, desempenho específico à saúde em apresentações nunca antes imaginadas.

Assim, o crescimento e evolução do mercado de alimentos funcionais estão garantidos pelo consumidor, que mostra grande interesse por estes produtos inovadores. Com esta demanda crescente, as indústrias farmacêuticas e alimentares estão investindo na pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes e a todo o momento, em função dos avanços biotecnológicos, surgem novos elementos para incrementar a família dos nutracêuticos.

Dentro deste mercado, as bebidas funcionais também ganham destaque com alta procura pelos compostos energéticos. Os consumidores urbanos esperam que suas bebidas funcionais lhes ofereçam tanto energia prolongada e equilibrada quanto uma melhora no desempenho mental. Um bom exemplo de produto que entrega este tipo esperado de benefícios são os shots, bebidas prontas para o consumo em frascos pequenos de 60 ml que utilizam em sua composição substâncias naturais, como o extrato de café associado a vitaminas do complexo B, vitamina C e taurina. Além de fornecerem energia de maneira rápida e prática, os Energy shots não são gaseificados e possuem baixo valor calórico.

O mais interessante é o fato de cientistas descobrirem ingredientes naturais que podem ser adicionados a diversos alimentos bem conhecidos e que eram vistos como vilões, mas hoje podem ser transformados em aliados da saúde. Podemos até batizá-los de “alimentos funcionais urbanos”, pois são balas que aumentam a sensação de saciedade; gomas que fornecem vitaminas ou colágeno; chocolates que auxiliam no emagrecimento; chicletes energéticos; sucos com adição de fibras solúveis e vitaminas; chás antioxidantes e até pirulitos que brecam ansiedade. É claro que as clássicas apresentações de cápsulas com poder de suplementar ou incrementar a dieta com algum nutriente também encaixam-se perfeitamente nesta categoria de alimentos urbanos, uma vez que ajudam a superar os desafios da correria diária de maneira prática, rápida e de fácil uso.

Seja esperto e faça uso dos alimentos funcionais urbanos em conjunto com um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de exercícios e uma forma de encarar a vida com pensamentos positivos. Afinal de contas, a qualidade de vida é a soma dos fatores que contribuem com a melhoria de seu bem-estar e saúde.

“Que o alimento seja seu remédio e o remédio seu alimento” - (Hipocrates)


Nota do Editor: Kali Nardino é consultor da Smart Life, farmacêutico e gestor de conteúdos nas áreas de saúde e bem-estar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.