19/08/2025  22h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/12/2012 - 14h01
Os perigos do sal na alimentação
 
 

Muito tem se falado sobre o perigo do sal na alimentação dos brasileiros. O maior problema não está no momento do preparo da comida ou quando colocamos uma pitada de sal na salada, por exemplo, e sim o sal contido nos alimentos embutidos e enlatados, que estão cada vez mais presentes na alimentação diária.

O consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças graves do coração. Dados da OMS, em 2001, apontam que essas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. No Brasil, o quadro não é menos grave. A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD), realizada em 2008, apontou que 14% da população sofria de hipertensão.

“Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, retenção de líquidos, doenças renais e o consumo de sal em excesso aumenta em mais de 50% o risco de catarata”, é o que explica Rafaela Isis Reis Allevato, a nutricionista do Hospital San Paolo (www.hsanpaolo.com.br) - centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo.

A principal mudança, segundo a nutricionista, deve começar com novos hábitos. “Idosos e pessoas com problemas cardiovasculares e renais devem, em especial, ter essa consciência, porque eles possuem o metabolismo mais lento”.

Mas por onde começar? Rafaela dá algumas dicas:

• Primeiramente não levar o saleiro, nem aqueles sachês para as refeições.

• Comece a prestar atenção nos rótulos, leia todas aquelas informações que estão na parte de trás das embalagens. Se a quantidade de sódio desse alimento for maior que 400 mg para cada 100 g de alimento, esse alimento é considerado rico em sódio, portanto não deve ser consumido.

• Evite o uso de alimentos industrializados como caldo de carne e glutamato de sódio para dar sabor aos alimentos. Substitua-os por ervas frescas ou desidratadas.

• Por fim, uma dica muito importante é sempre ingerir muita água mineral, porque ela ajuda a filtrar esse mineral.

Como medir a quantidade de sal?

O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 6 g/dia, sendo que o consumo no Brasil está entre 12 e 19 g/dia.

Existe o site da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN que ajuda no cálculo, mas você pode usar de base uma tampa de caneta esferográfica, por exemplo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.