19/08/2025  22h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/12/2012 - 11h00
O prazer de presentear
Eduardo Shinyashiki
 

O fim do ano chegou e o Natal já está perto, o que remete aos presentes e experiências da época. A troca, em todos os sentidos, é um costume que pertence há muito tempo à nossa sociedade, mas o viver, muitas vezes, transformou esse elemento de união entre as pessoas em um simples exercício de consumo.

Também temos o famoso amigo secreto, feito entre amigos, familiares e até nas empresas. O momento é uma pausa para celebrar mais um ano que se passou e recarregar as energias para o próximo período. O ponto máximo é exatamente o presente, que vai representar a estima que temos pelo outro. Ele é sempre algo mais, é simbólico.

Porém, no seu significado mais profundo, presentear representa uma forma de doação e manifestação do nosso afeto. É muito prazeroso quando podemos fazer isso com o coração, permitindo apresentar por meio dessa lembrança os sentimentos pela pessoa querida.

No sentido positivo, o ato é uma forma de comunicação carregada de forte valor emocional, às vezes até mais intensa que as palavras e, então, sentimo-nos bem com tal gesto, pois estamos transmitindo o que vem de dentro, criando ligações afetivas e compartilhando emoções, além de ser uma manifestação de carinho, atenção, estima e respeito a quem recebe.

Além de não ser apenas uma forma de gentileza e reciprocidade, o presente consegue deixar as emoções visíveis, que ficariam intangíveis se não tivéssemos ações que as traduzissem. Presentear é uma atitude que, primeiramente, nasce na esfera dos sentimentos e das emoções e só depois se transforma em um objeto material, em que o valor financeiro tem menos representatividade do que o próprio significado.

Ele reforça os laços entre as pessoas e permite criar momentos especiais, de afeto, união e amizade. As experiências e as sensações ligadas ao instante em que damos algo para alguém ficam registradas na memória como uma lembrança bonita e prazerosa. Afinal, quando oferecemos de maneira sincera, ele demonstra a outra pessoa que nos lembramos e que cuidamos dela, que ela é importante e especial, elementos esses que consolidam a relação. O significado de um presente é evocar a emoção de sentirmo-nos mais unidos, compartilhando carinho, cumplicidade e afeto. A alegria do outro se torna a nossa própria alegria.

Ocupar a posição inversa nessa dinâmica também é muito prazeroso. É importante estar aberto a receber e a se sentir grato pelo presente. Muitas pessoas têm dificuldade em ganhar algo e de perceber as mensagem positivas que isso traz, construindo barreiras para manifestar a própria gratidão. Portanto, presenteie e deixe-se presentear!


Nota do Editor: Eduardo Shinyashiki (www.edushin.com.br) é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.