15/09/2025  00h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
20/02/2005 - 14h40
O que vale mais: o som ou a imagem?
Rony Locher
 

Essa pergunta com certeza soou no canto da cabeça de muita gente dias atrás. Ao ser substituído no segundo tempo entre Palmeiras e União São João de Araras, o jogador Diego Souza balbuciou uma série de "elogios" ao técnico do seu time. A imagem o mostrou bem nitidamente durante vários segundos. Era um tal de especialistas tentando decifrar o que disse o jogador pra nenhum fonoaudiólogo botar defeito! Já o técnico, parecia não ter ouvidos e olhava passivamente para o campo de jogo, talvez fazendo previsões nada otimistas quanto ao seu futuro no time.

Seria mais fácil usarmos a imaginação para ligarmos uma imagem ao som que estamos ouvindo, ou tentarmos fazer um jogo de adivinhação para colocar as palavras certas na imagem que vemos? Nesse caso, me parece mais lógico chegarmos à conclusão de que uma representação sem som, só nos serve de consolo quando lembramos do Carlitos (não o Téves), que fazia sucesso por sua expressão corporal exagerada, na tentativa de substituir a ausência quase que vital da fala.

É por essas e outras que não tenho receio de afirmar que ao ouvirmos rádio "queimamos" mais neurônios do que simplesmente confirmarmos a lógica entre a imagem e o som que o nosso cérebro registra através da tela de uma TV ou de um monitor de computador.

É certo que as novelas da televisão hoje se esmeram com sua cenografia moderna ao nos dar uma visão até criativa dos seus processos de enredo. Porém, uma voz que coincida com uma trilha sonora sob medida deixa de fato a nossa imaginação construir finais de capítulo, que nenhum dos melhores autores das telinhas sequer conseguiriam sonhar.

E assim, em mãos bem distantes num gramado verde de futebol, o velho e bom radinho a pilha vai conduzindo através de ouvidos bem sintonizados a nítida sensação de que nossos olhares bem atentos diriam tudo o que aquele jogador, ou outro qualquer costuma endereçar aos respectivos juízes ou adversários.


Nota do Editor: Rony Locher é analista do capital humano e tendências sócio-globais. Atua como palestrante, âncora da Rádio Jovem Pan AM e comentarista da TVTEM - afiliada da Rede Globo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.