19/08/2025  20h31
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
20/01/2013 - 08h04
O verão e os problemas ambientais
Adalberto Mohai Szabó Júnior
 

Um problema muito grave nessa época do ano é o excesso de sujeira nas praias. Muitos dos resíduos sólidos descartados inadvertidamente em nossas praias prejudicam as belezas naturais e atrativas de nosso litoral.

Tendo em vista que muitos desses resíduos são inertes, ou seja, não entram em decomposição quando em contato com as intempéries do tempo, eles jamais deveriam ser jogados nas areias de nossas praias. Eles deveriam ser depositados em tambores apropriados para que pudessem ser reciclados, ou seja, usados como matérias primas junto aos processos de industrialização de novos bens de consumo, contribuindo inclusive com a redução da extração de recursos naturais, o que é fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Existe uma área no Oceano Pacífico, mais precisamente entre o Estado norte americano da Califórnia e o Hawai com uma concentração enorme de resíduos de plástico que são descartados a esmo nas diferentes praias de nosso planeta e que por intermédio das correntes marítimas acabam convergindo para este ponto em comum que segundo algumas estimativas é maior que o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás juntos.

Outro grande problema desta época do ano são as enchentes que poderiam ser menos frequentes e intensas se parte dos resíduos sólidos por nós gerados não fossem descartados de qualquer forma como muitas vezes lamentavelmente acontece, haja vista que tais resíduos podem entupir os bueiros por onde as águas deveriam escoar. Como as conseqüências das enchentes são inúmeras tanto para as pessoas que perdem seus bens materiais quanto para aquelas que adquirem doenças, deveríamos mudar a forma de agir no ambiente em que estamos inseridos.


Nota do Editor: Adalberto Mohai Szabó Júnior é especialista em Gestão em Manejo Ambiental e docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera Anchieta, em São Bernardo do Campo - SP.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.